Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Olimpíada de Língua Portuguesa é tema de estudo em Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

A experiência da Olimpíada de Língua Portuguesa com o uso de sequências didáticas para a ampliação dos letramentos foi tema de um grupo de trabalho no Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (SIGET). O evento, que está em sua décima edição e ocorreu em setembro, em Córdoba, Argentina, contou com a participação de professores e pesquisadores de todo o mundo.

“Além de promover o avanço das habilidades e competências linguísticas dos estudantes – leitura, oralidade, escrita e análise linguística –, nossas sequências didáticas ampliam os letramentos dos professores envolvidos. A Olimpíada é a maior programa de formação de professores de língua portuguesa do Brasil”, diz Esdras Soares, que é técnico do Programa Escrevendo o Futuro e representou a equipe no Simpósio.

Documentário

Esdras também abordou a pertinência do trabalho com documentários, o novo gênero incorporado este ano à Olimpíada. Ele conta como esse formato pode favorecer o trabalho com os multiletramentos: “O documentário trabalha texto, roteiro, imagens em movimento, internet... Então, a produção audiovisual atende a uma demanda contemporânea, porque hoje as linguagens estão todas juntas e misturadas.”

Apesar de ter ganhado força nos últimos anos, Esdras lembra que esse tema não é novidade. O cinema enquanto conteúdo das aulas de arte já constava nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos anos 1990, bem como a Base Nacional Comum Curricular sublinha a importância do trabalho com as práticas de linguagem contemporâneas. Além disso, o trabalho com gêneros multimodais foi sugerido várias vezes por professores, alunos, gestores e docentes universitários, nos encontros realizados em 2018 para discussão sobre os caminhos da Olimpíada. “A partir desse retorno e do debate sobre o tema realizado no Brasil e no mundo chegamos à formulação da proposta de um documentário”, explica.

Reconhecimento

No Simpósio, Esdras também apresentou o histórico da Olimpíada e sua adaptação para as escolas brasileiras da metodologia do grupo de Genebra (composto por Dolz, Noverraz e Schneuwly) – que trabalha o ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Entre os participantes, havia muitos brasileiros e todos conheciam a Olimpíada. “Muitos já tinham feito nossos cursos on-line, havia algumas professoras que estavam inscritas nesta edição e algumas que já trabalharam na coordenação regional do projeto. Isso mostra a capilaridade e nosso reconhecimento como um programa que elabora bons materiais e propostas em sintonia com as discussões mais recentes da área.”

Principal evento na área de gêneros textuais, o SIGET reuniu representantes de mais de 160 universidades de todo o mundo. O próprio Dolz, um dos criadores da metodologia que fundamenta o trabalho da Olimpíada, já esteve presente em várias edições do evento. “Para nós é um grande reconhecimento poder apresentar nosso programa ao lado desses grandes nomes”, conclui Esdras.

Para saber mais sobre a 10ª edição do SIGET, visite:https://xsiget.webnode.com

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

literatura, formação leitora, livros, feiras literárias

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade, BNCC

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poesia, produção de texto, literatura, gênero textual, formação leitora, poema, planejamento docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000