Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Cursos on-line: primeiras turmas do segundo semestre!

07 de agosto de 2023

Inscrições encerradas!

Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos on-line e gratuitos Avaliação Textual: análises e propostas e Caminhos da Escrita. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

Cada um dos cursos foi elaborado a partir de demandas formativas trazidas por professores e professoras e por isso favorecem a reflexão teórica sempre aliada ao diálogo com as práticas em sala de aula. Para escolher em qual curso deseja se inscrever, fique atento às nossas dicas e às principais características de cada um deles. 

O que é preciso perguntar-se antes de escolher:

O que desejo aprender/aprimorar neste momento?

Qual é a minha disponibilidade de tempo neste semestre?

 

Conheça os cursos

No quadro abaixo você pode verificar as principais características do Avaliação Textual: análises e propostas e do Caminhos da escrita. Para obter informações mais detalhadas clique no nome do curso que mais lhe interessar:

 

Avaliação textual: análises e propostas

Objetivo: Promover a reflexão e prática do processo de avaliação nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.

Certificação

Total: 60 horas.

Parcial: a partir de 10 horas.

Período de oferta:de 12/08 a 09/12

Atividades

  • Fóruns de discussão livres.
  • Exercícios de resposta automática.
  • 1 avaliação por módulo.

Caminhos da Escrita

Objetivo: Compreender as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizada; perceber as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola; e elaborar um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.

Certificação:

Total: 80 horas.

Parcial: 40 horas

Período de oferta: de 19/08 a 25/11

Atividades

  • autoformativas: exercícios realizados individualmente, com resposta automática, sem interação ou mediação;
  • interativas:debates em fóruns;
  • colaborativas:realizadas coletivamente;
  • mediadas: tarefas por escrito enviadas pelo(a) participante e comentadas pelo(a) mediador(a).

Informações gerais

  • Investimento: todos os cursos on-line oferecidos pelos Programa Escrevendo o Futuro são gratuitos.
  • Cronograma: todas as datas relacionadas às inscrições e ao período de oferta dos cursos podem ser consultadas aqui
  • Inscrições: todas as inscrições são feitas pelo Portal Escrevendo o Futuro, ao final da página de informações de cada curso. Para inscrever-se nos cursos, entre na página de informações no dia e horário de abertura das inscrições e clique no botão de inscrição ao final da página.  
  • Quantidade: só é possível realizar um curso por vez. Uma vez inscrito em uma turma, o cursista só poderá voltar a se inscrever em outro curso depois de obter o certificado, ou no semestre seguinte, no caso daqueles que não se certificarem. 
  • Cadastro no Portal: para se inscrever nos cursos on-line é obrigatório fazer o cadastro no Portal Escrevendo o Futuro. Se você ainda não possui cadastro, ou se precisa fazer alguma atualização, sugerimos que faça antes da abertura das inscrições.
  • Certificação: todos os cursos oferecem um certificado para os cursistas concluintes, indicando a duração total do curso, o período de oferecimento e o programa resumido. A autenticidade dos certificados emitidos pode ser comprovada aqui.

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, multimodalidade, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, literatura, poema, formação leitora, poesia, gênero textual, planejamento docente

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, formação docente, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000