Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, literatura, feiras literárias, livros
Jogo está disponível no Portal do Escrevendo o Futuro
Suzana Camargo
Programa Escrevendo o Futuro anuncia o lançamento de um novo jogo interativo que pode auxiliar o trabalho com o gênero artigo de opinião com os estudantes. No jogo “Pontos de Vista”, os estudantes são convidados a opinar e argumentar sobre assuntos do cotidiano. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying eo papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados no jogo.
Além de possuir conteúdo que suscita argumentações e tomadas de decisão e de opinião por parte dos jogadores, “Pontos de Vista” foi pensado para também agradar pelo aspecto da jogabilidade, conforme ressalta a professora de língua portuguesa, escritora e colaboradora do Programa Escrevendo o Futuro, Ana Paula Severiano, que desenvolveu o conteúdo do jogo. “Foram ouvidos jovens com idade entre 9 e 17 anos, que opinaram e disseram o que acham interessante em um jogo. Essas opiniões foram levadas em conta e inspiraram a criação”, afirma.
Ana Paula informa que o jogo foi pautado no gênero artigo de opinião e possui três níveis: Fato ou Boato; Meu Corpo, Meus Padrões; e Participação Política. Ela recomenda que os jogadores iniciem pelo nível cujo assunto possuem maior intimidade e depois explorem e avancem para os demais. Aponta ainda os fatores que fazem do “Pontos de Vista” um jogo especial: “Ele parte de uma ferramenta que é muito comum para os jovens de hoje, que é o game, para fazê-los pensar e opinar sobre situações cotidianas, e ao final, elaborarem um texto, que dentro do jogo, é publicado no blog da escola, por exemplo”.
Abaixo é possível jogar "Pontos de Vista" em seu computador.
Jogo Pontos de Vista
Disponível no Portal Escrevendo o Futuro.
Game em que os jogadores escolhem um nível (assunto principal) e precisam cumprir tarefas (que envolvem decidir posicionamentos ante questões do cotidiano, descobrir pistas, elaborar textos, etc.) até chegarem ao final.
Público: a partir dos 9 anos de idade.
Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, literatura, feiras literárias, livros
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, multimodalidade