Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

QP Brasil: a importância de “saber argumentar”

Programa Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Jogo propõe que estudantes aprendam a trabalhar ideias e opiniões a partir de análise de questões relevantes de interesse público

Suzana Camargo

O Portal Escrevendo o Futuro acaba de disponibilizar uma nova versão do Questões Polêmicas do Brasil - O jogo da argumentação. Nesta versão em pdf, professores e professoras podem imprimir o arquivo e montar o seu próprio jogo.

QP Brasil é um jogo de tabuleiro que propõe a discussão de questões polêmicas a partir do desenvolvimento e confronto de argumentos consistentes e embasados, desenvolvendo a capacidade reflexiva e argumentativa de estudantes.

O jogo está organizado em torno de questões da atualidade veiculadas pela mídia, muitas delas, polêmicas, que podem gerar discussões, controvérsia, opiniões distintas de interesse público, uma vez que dizem respeito à vida de todos os cidadãos. Trata-se de uma atividade que pode complementar outras já desenvolvidas em sala de aula pelo professor, ao trabalhar com gêneros argumentativos. "No jogo, pode ser que o estudante tenha que defender uma ideia com a qual ele não concorde e isso o força a se colocar na pele de uma outra pessoa, dando a ele a oportunidade de reavaliar sua posição, seja para reforçá-la ou para descartá-la", exemplifica a Prof.ª Dra.ª Ana Luiza Marcondes Garcia, do Departamento de Linguística da PUC-SP.

A professora de Língua Portuguesa Maria Davina Landolfi Marques, da rede estadual do Espírito Santo, avalia o ganho educacional da aplicação do jogo. “Ele aumenta a competência argumentativa de nossos alunos, pois a partir de questões polêmicas do cotidiano, eles são levados a assumir um ponto de vista e fundamentá-lo, ou seja, sua argumentação deixa de ser vazia”.

Ana Luiza Marcondes ainda chama a atenção para o aspecto de que o exercício da argumentação, promovido pelo QP Brasil, é uma ferramenta importante também para a vida. “Ensinar o estudante a argumentar é prepará-lo para a vida em comunidade, para a vida pública, ou seja, é uma necessidade”. Ela ainda garante que “não ser capaz de tomar a palavra e colocar suas ideias em uma situação difícil é algo que aumenta a desigualdade social”.

Raio-x do QP Brasil

O jogo de argumentação desenvolvido pelo Programa Escrevendo o Futuro traz questões relevantes da atualidade, veiculadas pela mídia.

O objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).

Por meio do jogo espera-se que os alunos:

• discutam questões socialmente relevantes;

• identifiquem diferentes tipos de argumento;

• compreendam a necessidade de buscar subsídios para a construção de seus próprios argumentos;

• reflitam sobre a qualidade das informações utilizadas.

 Clique aqui para baixar o jogo QP Brasil

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, formação leitora, livros, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, BNCC, multimodalidade, práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, planejamento docente, poesia, poema, formação leitora, gênero textual, literatura

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000