Uma festa para os livros e para a leitura
livros, feiras literárias, formação leitora, literatura
Felicidade, valorização, amizade, conhecimento, interação. Essas foram algumas das palavras escolhidas pelos participantes para descrever a Etapa Regional da 5a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Os encontros aconteceram entre os dias 25/10 e 24/11/2016 e, neles, foram reunidos os 500 alunos semifinalistas e seus professores, vindos de todos os cantos do país, do Oiapoque ao Chuí. Divididos conforme as categorias pelas quais concorriam, eles vivenciaram três dias intensos e inesquecíveis: foram oficinas de formação, atividades para aperfeiçoamento do texto, produção de um novo texto, palestras, rodas de conversa e muita troca de experiências. Também aconteceram as livrarias, onde professores e estudantes puderam adquirir títulos variados com o vale-presente fornecido pela Olimpíada.
Além desses pontos comuns a todas as oficinas regionais, o Encontro de cada gênero também contou com passeios culturais e atividades específicas. Confira, a seguir, os principais destaques dos encontros e acesse os blogs para ver fotos, vídeos, áudios e saber tudo o que aconteceu em cada um.
Data e local: A oficina aconteceu em São Paulo (SP), ao longo de três dias quentes, de 25 a 27/10. A megalópole acelerada e marcada pela pluralidade foi o palco perfeito para nossos articulistas exercitarem outros pontos de vista e debaterem todas as ideias e opiniões que efervesciam a cada minuto.
Passeio: Os participantes visitaram a maior exposição de arte da América Latina, a 32a Bienal de Arte de São Paulo, sob o título “Incerteza viva”. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer importantes obras de arte contemporânea que buscam discutir as condições de vida nos tempos atuais.
Atividade especial: Foi organizado um debate sobre uma questão mais do que atual e pertinente para os estudantes: “Ações afirmativas são políticas adequadas e eficientes na garantia do acesso à universidade?”. A partir desse tema, os jovens expuseram seus argumentos de forma perspicaz, levantando seus posicionamentos sobre direitos sociais, meritocracia, cotas e programas de governo.
Acesse o Blog de Artigo de Opinião
Data e local: Foi a cidade de Porto Alegre (RS), terra de grandes escritores como Mario Quintana e Luis Fernando Veríssimo, que abrigou nossos semifinalistas nos dias 08, 09 e 10/11. A capital, que mescla modernização e arquitetura tradicional, pôde oferecer belos cenários e instigantes cenas urbanas aos nossos cronistas.
Passeio: O roteiro foi feito inteiro a pé para que os participantes admirassem todas as belezas do centro histórico. Eles também conheceram o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde fizeram uma visita monitorada, o Centro Cultural Mário Quintana e ainda puderam fazer compras na 62a Feira do Livro de Porto Alegre.
Atividade especial: Os estudantes participaram de um workshop em que aprenderam algumas técnicas para tirar boas fotos com o celular. Todas as dicas foram aplicadas durante o passeio: nas ruas do centro histórico, eles registraram flagras cotidianos pensando na relação entre a captura de imagens e a escrita de uma crônica. A partir disso, produziram um novo texto, baseado em uma das fotografias registradas.
Data e local: O encontro aconteceu de 16 a 18/11, em Fortaleza (CE), cidade onde nasceu o célebre romancista José de Alencar. O vento forte que caracteriza a capital soprou boas lembranças e muita inspiração para nossos memorialistas.
Passeio: Alunos e professores visitaram o Instituto Dragão do Mar, um dos maiores centros culturais e artísticos do país. Depois, seguiram para o píer de Fortaleza, na beira-mar da praia de Iracema, onde puderam apreciar – muitos, pela primeira vez! – o exuberante mar do Nordeste.
Atividade especial: Com a finalidade de produzir um novo texto de memórias literárias, os alunos tiveram a honra de entrevistar um artista de enorme talento e genuína simplicidade: Stênio Diniz, desenhista, xilogravador, compositor e poeta popular. Os estudantes elaboraram perguntas tanto para entender melhor a biografia de Stênio quanto para recuperar as lembranças dele sobre sua terra, Juazeiro do Norte.
Acesse o Blog de Memórias Literárias
Data e local: Os semifinalistas entraram no ritmo (e no calor) de Salvador (BA) para a oficina que aconteceu entre 22 e 24/11. A terra de Dorival Caymmi – do “vento que faz cantiga” e das “ondas verdes do mar” – trouxe toda a musicalidade para os versos e as estrofes dos pequenos poetas.
Passeio: Alguns dos maiores pontos turísticos da capital baiana estavam contemplados no roteiro de visita dos participantes. O passeio começou com o Elevador Lacerda, seguiu para o Mercado Modelo e terminou no Farol da Barra, com a vista para o mar e para um poético pôr-do-sol.
Atividade especial: Em um estúdio montado especialmente para a oficina, os estudantes gravaram trechos de seus poemas. Esses trechos foram agrupados por temas e musicados com trilhas sonoras sensíveis, que dialogavam com cada verso declamado. Tudo isso se transformou em CDs, entregues a alunos e professores.
A Etapa Regional chegou ao fim e, portanto, já foram escolhidos os 38 textos finalistas de cada categoria. Agora, cabe à Comissão Julgadora Nacional, que será realizada no dia 05/12, ler e avaliar todas as produções a fim de selecionar os cinco vencedores por gênero.
O anúncio desses vencedores acontecerá no dia 13/12, na cerimônia de premiação que será realizada em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo Portal Escrevendo o Futuro. Os alunos finalistas de todo o país viajarão para participar da cerimônia, acompanhados de um parente, de seu professor, e do diretor ou representante da escola, com as despesas custeadas pela Olimpíada.
Estudantes e professores vencedores serão premiados com medalha, notebook e impressora. Já as escolas dos participantes receberão computadores, impressoras, projetor e telão para projeção, além de diversos livros para a biblioteca.
Acompanhe em breve aqui no Portal mais informações sobre o evento final de premiação.
Uma festa para os livros e para a leitura
livros, feiras literárias, formação leitora, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
letramentos, multimodalidade, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC