Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, feiras literárias, formação leitora, livros
Trabalhar com blog na escola pode ser mais simples do que parece
Ferramenta gratuita pode ser uma excelente alternativa para o aprimoramento da leitura e da escrita, entre outros temas, além de possibilitar maior engajamento de estudantes em torno de um projeto comum
José Alves
Entre os que navegam pelos mares e oceanos do planeta, diário de bordo é um documento utilizado para o registro dos acontecimentos e problemas ocorridos durante as viagens. Ao desembarcar dos navios para as escolas, o diário de bordo incorpora outros significados: pode servir como instrumento para o registro de atividades pedagógicas, e também para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por educadores, ainda em curso, a partir de análises subjetivas sobre os registros.
É da mescla desse conjunto de significados que surge a dinâmica de funcionamento de um blog. O nome surge de uma contração do inglês Web log (diário de bordo na web). Pelo ambiente virtual blog, professores e estudantes podem navegar, registrar conteúdos diversos (postar), interagir, refletir sobre o conteúdo postado a partir do conjunto de comentários frutos da interação, colaborar para a construção coletiva de conhecimento e remixar informações, práticas comuns ao universo web.
Navegar é preciso
Não é novidade que o ambiente web e suas diversas linguagens (texto, vídeo, áudio, jogos etc) acolheu definitivamente jovens e crianças, que vislumbram nas redes e nas interações possibilidades diversas de apropriação de conhecimento, entretenimento e relações interpessoais, em um horizonte mais amplo e atrativo, em geral, do que o projetado para os adultos considerados "imigrantes digitais". É por esse motivo que a construção de um blog na escola pode ser uma atividade que produza bastante sentido e significado entre os estudantes.
Instrumentalizar-se de informações por meio de publicações que sejam referência sobre o tema é uma forma de aprofundar e qualificar o trabalho com a ferramenta blog. O Núcleo de Tecnologia e Educação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) lançou o ebook Línguas e linguagens: Blogs, um fascículo integrante da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital. Na publicação é possível encontrar informações sobre leitura e escrita em suporte digital e produção de um blog temático coletivo, entre outras. Clique aqui para baixar o fascículo sobre blogs, no formato pdf.
O blog pode ser tanto da escola como dos alunos, com participantes organizados de diferentes maneiras (por classe, por disciplina, por área de interesse etc). Um exemplo marcante é o blog Cronicanto, construído a partir de oficinas com jovens semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria Crônica e gerido por um grupo de estudantes de 14 a 16 anos, com o auxílio e mediação do formador da turma. Em poucos meses, o Cronicanto já ultrapassou 12.000 acessos e conta com a produção diária de crônicas elaboradas pelos jovens (Conheça melhor o projeto).
Dicas para a construção e publicação de um blog
A equipe da Olimpíada pescou uma série de dicas que podem ajudar na construção do blog da sua escola e/ou dos seus alunos. Confira:
Sites publicadores: há uma série de sistemas de blog gratuitos. Entre os mais populares, destaca-se o Wordpress (para internautas mais experientes). São ambientes bastante intuitivos, que possibilitam uma série de modelos de layout de blog a partir da escolha do usuário. Os primeiros passos são eleger um nome para o seu blog (que ainda não exista no ambiente web) e criar um login e uma senha de gestão.
Equipe de gestão: blog é uma ferramenta tecnológica que possibilita intensa colaboração on-line. Partindo desse pressuposto, e como estratégia para aumentar o envolvimento dos estudantes com o projeto, é desejável que se estipulem tarefas e responsáveis por executá-las. É possível montar uma equipe com webdesigner, publicador, revisor de textos, pesquisador de conteúdo na web, mídia social etc. Uma ou mais pessoas podem ser responsáveis por cada uma das ações. É importante que eles manifestem o desejo pela função.
Clareza no conteúdo: é interessante ter uma linha editorial definida para o blog, seja ela qual for. Facilita para os gestores do ambiente e para o público que acessa o conteúdo ter clareza sobre o que vão encontrar no blog. O risco de atirar para todos os lados, em relação ao excesso de temas e modelos de postagens, é não acertar nenhum deles.
Interação e divulgação de conteúdo: o conteúdo postado no blog pode ser divulgado via redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr etc). Dessa forma, a possibilidade de um público maior frequentar o ambiente e deixar seus comentários sobre as postagens aumenta. Ter uma pessoa ou uma equipe que cuide da divulgação nas redes sociais também é desejável.
Atualização constante: imagine você, usuário de Internet, acessar um site em busca de informação e se deparar com o mesmo conteúdo visualizado no dia ou na semana anterior. Após algumas visitas, a tendência é que o ambiente perca o internauta por não apresentar nenhuma novidade. É por esse motivo que a atualização constante em um blog é fundamental! Uma dica é a incorporação de uma agenda de postagens, a partir de um cronograma que pode ser construído colaborativamente entre os estudantes.
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práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, multissemiose, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multimodalidade