Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Projeto colaborativo on-line

07 de agosto de 2023

 


Trabalhar com blog na escola pode ser mais simples do que parece

 

Ferramenta gratuita pode ser uma excelente alternativa para o aprimoramento da leitura e da escrita, entre outros temas, além de possibilitar maior engajamento de estudantes em torno de um projeto comum



José Alves


Entre os que navegam pelos mares e oceanos do planeta, diário de bordo é um documento utilizado para o registro dos acontecimentos e problemas ocorridos durante as viagens. Ao desembarcar dos navios para as escolas, o diário de bordo incorpora outros significados: pode servir como instrumento para o registro de atividades pedagógicas, e também para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por educadores, ainda em curso, a partir de análises subjetivas sobre os registros.

É da mescla desse conjunto de significados que surge a dinâmica de funcionamento de um blog. O nome surge de uma contração do inglês Web log (diário de bordo na web). Pelo ambiente virtual blog, professores e estudantes podem navegar, registrar conteúdos diversos (postar), interagir, refletir sobre o conteúdo postado a partir do conjunto de comentários frutos da interação, colaborar para a construção coletiva de conhecimento e remixar informações, práticas comuns ao universo web.


Navegar é preciso


Não é novidade que o ambiente web e suas diversas linguagens (texto, vídeo, áudio, jogos etc) acolheu definitivamente jovens e crianças, que vislumbram nas redes e nas interações possibilidades diversas de apropriação de conhecimento, entretenimento e relações interpessoais, em um horizonte mais amplo e atrativo, em geral, do que o projetado para os adultos considerados "imigrantes digitais". É por esse motivo que a construção de um blog na escola pode ser uma atividade que produza bastante sentido e significado entre os estudantes.

Instrumentalizar-se de informações por meio de publicações que sejam referência sobre o tema é uma forma de aprofundar e qualificar o trabalho com a ferramenta blog. O Núcleo de Tecnologia e Educação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) lançou o ebook Línguas e linguagens: Blogs, um fascículo integrante da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital. Na publicação é possível encontrar informações sobre leitura e escrita em suporte digital e produção de um blog temático coletivo, entre outras. Clique aqui para baixar o fascículo sobre blogs, no formato pdf.

O blog pode ser tanto da escola como dos alunos, com participantes organizados de diferentes maneiras (por classe, por disciplina, por área de interesse etc). Um exemplo marcante é o blog Cronicanto, construído a partir de oficinas com jovens semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria Crônica e gerido por um grupo de estudantes de 14 a 16 anos, com o auxílio e mediação do formador da turma. Em poucos meses, o Cronicanto já ultrapassou 12.000 acessos e conta com a produção diária de crônicas elaboradas pelos jovens (Conheça melhor o projeto).



Dicas para a construção e publicação de um blog


A equipe da Olimpíada pescou uma série de dicas que podem ajudar na construção do blog da sua escola e/ou dos seus alunos. Confira: 

Sites publicadores: há uma série de sistemas de blog gratuitos. Entre os mais populares, destaca-se o Wordpress (para internautas mais experientes). São ambientes bastante intuitivos, que possibilitam uma série de modelos de layout de blog a partir da escolha do usuário. Os primeiros passos são eleger um nome para o seu blog (que ainda não exista no ambiente web) e criar um login e uma senha de gestão.

Equipe de gestão: blog é uma ferramenta tecnológica que possibilita intensa colaboração on-line. Partindo desse pressuposto, e como estratégia para aumentar o envolvimento dos estudantes com o projeto, é desejável que se estipulem tarefas e responsáveis por executá-las. É possível montar uma equipe com webdesigner, publicador, revisor de textos, pesquisador de conteúdo na web, mídia social etc. Uma ou mais pessoas podem ser responsáveis por cada uma das ações. É importante que eles manifestem o desejo pela função.

Clareza no conteúdo: é interessante ter uma linha editorial definida para o blog, seja ela qual for. Facilita para os gestores do ambiente e para o público que acessa o conteúdo ter clareza sobre o que vão encontrar no blog. O risco de atirar para todos os lados, em relação ao excesso de temas e modelos de postagens, é não acertar nenhum deles.

Interação e divulgação de conteúdo: o conteúdo postado no blog pode ser divulgado via redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr etc). Dessa forma, a possibilidade de um público maior frequentar o ambiente e deixar seus comentários sobre as postagens aumenta. Ter uma pessoa ou uma equipe que cuide da divulgação nas redes sociais também é desejável.

Atualização constante: imagine você, usuário de Internet, acessar um site em busca de informação e se deparar com o mesmo conteúdo visualizado no dia ou na semana anterior. Após algumas visitas, a tendência é que o ambiente perca o internauta por não apresentar nenhuma novidade. É por esse motivo que a atualização constante em um blog é fundamental! Uma dica é a incorporação de uma agenda de postagens, a partir de um cronograma que pode ser construído colaborativamente entre os estudantes.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, formação leitora, literatura, livros

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

BNCC, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multimodalidade

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

planejamento docente, poesia, gênero textual, formação leitora, poema, literatura, produção de texto

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000