Uma festa para os livros e para a leitura
livros, literatura, feiras literárias, formação leitora
O Programa Escrevendo o Futuro abre inscrições para novas turmas do curso on-line e gratuito “O processo de escrita: nos passos do miniconto”, voltado para professoras e professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e pessoas interessadas no ensino e aprendizagem de escrita e leitura. A formação oferece 1000 vagas e dá direito a certificado de 30 horas (carga horária total do curso). Flexível, o curso pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência.
Inscrição
Este é o segundo de uma trilogia de cursos que busca incentivar professoras(es) a revisitar suas próprias práticas de escrita de forma reflexiva e relacioná-las às propostas de produção textual que desenvolvem com suas turmas. “Um convite para repensar o ensino e o fazer pedagógico através de memórias, relatos pessoais e práticos, da vivência reflexiva desses processos de escrita e também das trocas com estudantes e entre colegas. Sensibilizar as(os) professoras(es) para que possam calibrar suas práticas e com isso despertar o interesse e incentivar alunas e alunos a escreverem”, explica Margarete Schlatter, uma das idealizadoras dos cursos.
Nesta formação, as(os) cursistas são convidadas(os) a vivenciar uma sequência didática sobre a escrita e reescrita de minicontos. Além de proporcionar reflexões sobre os desafios do processo de produção de textos e a construção da autoria, o curso permite o aprofundamento sobre o ensino da produção escrita na escola a partir de conteúdos reflexivos, atividades interativas e fóruns de produção escrita e de discussões temáticas. “Criamos também um espaço aberto para todo tipo de troca, seja pessoal ou pedagógica, o ‘Sala de professoras e professores’. De alguma forma, tenta reproduzir on-line o que acontece na escola, apostando que efetivamente a formação acontece de forma consistente e robusta na troca entre professoras e professoress”, pontua Margarete.
Os cursos relacionam as práticas escritas com a criação lúdica e artística por meio de metáforas e, neste segundo curso, a inspiração é a dança.. “É um convite para dançar, para fruir e escrever minicontos. O foco é refletir sobre o processo de escrita e sobre a autoria. Nos fóruns de trocas de experiências a gente traz uma discussão sobre a inteligência artificial, de como a autoria é entendida a partir daí”, conta a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Saiba mais e inscreva-se!
Inscrição
Uma festa para os livros e para a leitura
livros, literatura, feiras literárias, formação leitora
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade, letramentos, multissemiose, BNCC
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.