Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Venha de podcast! Venha de discussão sobre os desafios da implementação da Lei 10.639/2003

Fernanda dos Santos Silva

07 de agosto de 2023

O curso on-line "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas" propõe aos professores e professoras que escrevam uma resenha sobre um produto cultural. Veja abaixo o texto da professora Fernanda dos Santos Silva, sobre o podcast “Quadro Negro #24 – Lei 10.639”.

A criação de leis que regulamentam o estudo e a valorização da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, por si só, não garante a sua exequibilidade. Mariana Nogueira Chaves, doutoranda em Política Social e Mestra em História pela UnB, no Podcast Quadro Negro #24, comenta, junto aos professores e sociólogos Felipe Trafa e Davi Agatoches, os principais entraves para a aplicação da Lei 10.639/2003, que garante, no Brasil, o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas, como a falta de abordagem do tema desde a formação dos professores, nos cursos de licenciaturas, e até mesmo a ausência de mecanismos de fiscalização: “Embora a lei seja obrigatória, não existe nenhum mecanismo do próprio MEC para aferir se a lei está sendo aplicada.” (CHAVES, Mariana Nogueira, 2019, Quadro Negro #24).

O podcast intitulado “Desafios para a implementação da lei 10.639” foi publicado em 03 de setembro de 2019 pelo Canal Quadro Negro, que divulga semanalmente podcasts, na web, a partir da página Central 3. O Quadro Negro #24 começa a partir de um clima convidativo, pois antes de iniciar o debate, escuta-se um som semelhante ao que é tocado, nas escolas, para indicar o início e/ou o término da aula, recurso criativo utilizado pelo programa que permite ao ouvinte associar este podcast ao ambiente escolar.

Destaca-se que, apesar da complexidade do assunto, os apresentadores souberam conduzir o debate de forma clara e próxima do cotidiano por trazerem suas próprias experiências escolares para apontar as dificuldades da promoção de uma educação antirracista. Assim, inicia-se questionando se a Lei 10.639/2003 gera polêmica ou não entre os educadores e especialistas na área. Discute-se, a partir desse questionamento, a necessidade de repensar as relações étnico-raciais na sociedade e, consequentemente, a escola não pode ficar alheia a essa temática, porque gerando polêmica ou não, é preciso promover, dentro das instituições escolares e fora delas, o respeito à diversidade étnico-racial.

Uma das palavras que pode espelhar a discussão feita ao decorrer do podcast é: incômodo, porque, de acordo com os apresentadores, é necessário se incomodar, diante das barreiras que ainda se estabelecem para a efetivação da Lei 10.639/2003, e discutir as transformações que ainda precisam acontecer nas instituições escolares, para que elas não continuem reproduzindo o mito da “democracia racial”. Ao final do episódio, que tem duração de 64min e 58s, há indicações de livros, de canais e páginas de internet relacionados à temática.

Este podcast é uma excelente oportunidade para professores e estudantes conhecerem o instrumento que torna o ensino obrigatório da história e da cultura de um grupo étnico que sofreu danos, durante anos, devido à colonização – os africanos, e também, para observar se a realidade das escolas, após 16 anos da criação da lei, tem se aproximado ou não dos direitos que são previstos para reparar os danos que o sistema escravocrata causou à população negra, que é majoritária no Brasil, mas minoria no que se refere ao alcance dos direitos.

Quadro Negro #24 pode ser usado como recurso didático pelos docentes para promover o debate deste tema, especialmente, para alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio, assim, o professor estará propiciando a turma o conhecimento da Lei 10.639/2003 e, ao mesmo tempo, o contato com um gênero que tem se tornado, cada vez mais, utilizado pela praticidade que oferece. Então, venham de podcast, alunos e professores!

REFERÊNCIA PODCAST 24: Quadro Negro - Lei 10.639/2003. Apresentadores: Felipe Trafa, Davi Agatochles e Marjorie Nogueira Chaves. Disponível em: http://www.central3.com.br/quadro-negro-24-lei-10-639/. Acesso em: 04/maio de 2020.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

literatura, formação leitora, livros, feiras literárias

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multissemiose, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, poesia, poema, literatura, planejamento docente, formação leitora, gênero textual

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000