Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

QP Brasil: a importância de “saber argumentar”

Programa Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

Jogo propõe que estudantes aprendam a trabalhar ideias e opiniões a partir de análise de questões relevantes de interesse público

Suzana Camargo

O Portal Escrevendo o Futuro acaba de disponibilizar uma nova versão do Questões Polêmicas do Brasil - O jogo da argumentação. Nesta versão em pdf, professores e professoras podem imprimir o arquivo e montar o seu próprio jogo.

QP Brasil é um jogo de tabuleiro que propõe a discussão de questões polêmicas a partir do desenvolvimento e confronto de argumentos consistentes e embasados, desenvolvendo a capacidade reflexiva e argumentativa de estudantes.

O jogo está organizado em torno de questões da atualidade veiculadas pela mídia, muitas delas, polêmicas, que podem gerar discussões, controvérsia, opiniões distintas de interesse público, uma vez que dizem respeito à vida de todos os cidadãos. Trata-se de uma atividade que pode complementar outras já desenvolvidas em sala de aula pelo professor, ao trabalhar com gêneros argumentativos. "No jogo, pode ser que o estudante tenha que defender uma ideia com a qual ele não concorde e isso o força a se colocar na pele de uma outra pessoa, dando a ele a oportunidade de reavaliar sua posição, seja para reforçá-la ou para descartá-la", exemplifica a Prof.ª Dra.ª Ana Luiza Marcondes Garcia, do Departamento de Linguística da PUC-SP.

A professora de Língua Portuguesa Maria Davina Landolfi Marques, da rede estadual do Espírito Santo, avalia o ganho educacional da aplicação do jogo. “Ele aumenta a competência argumentativa de nossos alunos, pois a partir de questões polêmicas do cotidiano, eles são levados a assumir um ponto de vista e fundamentá-lo, ou seja, sua argumentação deixa de ser vazia”.

Ana Luiza Marcondes ainda chama a atenção para o aspecto de que o exercício da argumentação, promovido pelo QP Brasil, é uma ferramenta importante também para a vida. “Ensinar o estudante a argumentar é prepará-lo para a vida em comunidade, para a vida pública, ou seja, é uma necessidade”. Ela ainda garante que “não ser capaz de tomar a palavra e colocar suas ideias em uma situação difícil é algo que aumenta a desigualdade social”.

Raio-x do QP Brasil

O jogo de argumentação desenvolvido pelo Programa Escrevendo o Futuro traz questões relevantes da atualidade, veiculadas pela mídia.

O objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).

Por meio do jogo espera-se que os alunos:

• discutam questões socialmente relevantes;

• identifiquem diferentes tipos de argumento;

• compreendam a necessidade de buscar subsídios para a construção de seus próprios argumentos;

• reflitam sobre a qualidade das informações utilizadas.

 Clique aqui para baixar o jogo QP Brasil

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, formação leitora, literatura, livros

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, BNCC

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poesia, poema, gênero textual, formação leitora, literatura, produção de texto, planejamento docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000