Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Crônica: para abordar a literatura do cotidiano nas aulas de língua portuguesa

Portal Escrevendo o Futuro

10 de maio de 2023

A crônica é um gênero textual que se caracteriza por suas imprecisões. Um tanto jornalístico e significativamente literário, se consolidou como o registro, às vezes poético, às vezes humorístico, do cotidiano. Não é conto, embora seja construído em prosas curtas, não é poesia, mas toca nossa subjetividade, e também não é reportagem, ainda que publicada em jornais ou blogs de notícias. É um modo particular de narrativa, que aproxima a(o) autora(or) de leitoras e leitores, em um diálogo sobre a história maior que há por detrás das miudezas da vida.

A capacidade de dialogar com temas contemporâneos, em uma linguagem simples e espontânea, faz desse gênero uma ótima escolha para tratar de questões da vida social, política e cultural nas aulas de língua portuguesa. Pensando nisso, reunimos alguns conteúdos sobre crônica para apoiar o trabalho de professoras e professores com suas turmas.


A 10ª edição da revista Na Ponta do Lápis publicou dois artigos sobre esse gênero. Em “Esses cronistas maravilhosos e suas palavras voadoras”, o professor de literatura Jorge Miguel Marinho, em tom bastante cronístico, conta por que a crônica se ambientou tanto às formas de expressão da literatura brasileira e situa a sua chegada e desenvolvimento no país. Já o texto  "O gênero textual crônica", de Heloísa Amaral, faz um panorama geral sobre a origem da crônica e suas características mais marcantes.


O Caderno Docente "A ocasião faz o escritor" traz 11 oficinas, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para trabalhar a leitura e escrita de crônicas em sala de aula, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Deixamos como destaque a oficina número 8, Olhos atentos no dia a dia, que busca apurar o olhar para o lugar onde se vive e orientar as escolhas de foco narrativo para a produção final de uma crônica, e a oficina 9, Cronicar em parceria: inspiração e transformação, que propõe a escrita coletiva de um texto desse gênero.


Já o artigo de orientação para a prática Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor, de Margarete Schlatter, apresenta algumas ideias para a leitura e produção de crônicas. A proposta parte de atividades elaboradas para o texto “Os descuidados 90”, de Carol Bensimon, mas pode ser adaptada para outras crônicas.


Assista também ao vídeo Crônica – O requinte da simplicidade, no qual a escritora e “cronista de ofício” Cidinha da Silva conta sobre seu processo de escrita, seus temas motivadores e dá dicas para quem está começando a se aventurar pelo gênero.


Por fim, conheça a crônica “Conduções”, de Lilia Guerra. Com um olhar crítico, a autora narra o cotidiano de uma periferia da capital paulista, descrevendo uma paisagem humana às vezes decadente, mas particularmente pulsante.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

livros, feiras literárias, literatura, formação leitora

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multimodalidade, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multissemiose, letramentos

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, planejamento docente, literatura, poema, poesia, gênero textual, formação leitora

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000