Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Crônica: para abordar a literatura do cotidiano nas aulas de língua portuguesa

Portal Escrevendo o Futuro

10 de maio de 2023

A crônica é um gênero textual que se caracteriza por suas imprecisões. Um tanto jornalístico e significativamente literário, se consolidou como o registro, às vezes poético, às vezes humorístico, do cotidiano. Não é conto, embora seja construído em prosas curtas, não é poesia, mas toca nossa subjetividade, e também não é reportagem, ainda que publicada em jornais ou blogs de notícias. É um modo particular de narrativa, que aproxima a(o) autora(or) de leitoras e leitores, em um diálogo sobre a história maior que há por detrás das miudezas da vida.

A capacidade de dialogar com temas contemporâneos, em uma linguagem simples e espontânea, faz desse gênero uma ótima escolha para tratar de questões da vida social, política e cultural nas aulas de língua portuguesa. Pensando nisso, reunimos alguns conteúdos sobre crônica para apoiar o trabalho de professoras e professores com suas turmas.


A 10ª edição da revista Na Ponta do Lápis publicou dois artigos sobre esse gênero. Em “Esses cronistas maravilhosos e suas palavras voadoras”, o professor de literatura Jorge Miguel Marinho, em tom bastante cronístico, conta por que a crônica se ambientou tanto às formas de expressão da literatura brasileira e situa a sua chegada e desenvolvimento no país. Já o texto  "O gênero textual crônica", de Heloísa Amaral, faz um panorama geral sobre a origem da crônica e suas características mais marcantes.


O Caderno Docente "A ocasião faz o escritor" traz 11 oficinas, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para trabalhar a leitura e escrita de crônicas em sala de aula, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Deixamos como destaque a oficina número 8, Olhos atentos no dia a dia, que busca apurar o olhar para o lugar onde se vive e orientar as escolhas de foco narrativo para a produção final de uma crônica, e a oficina 9, Cronicar em parceria: inspiração e transformação, que propõe a escrita coletiva de um texto desse gênero.


Já o artigo de orientação para a prática Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor, de Margarete Schlatter, apresenta algumas ideias para a leitura e produção de crônicas. A proposta parte de atividades elaboradas para o texto “Os descuidados 90”, de Carol Bensimon, mas pode ser adaptada para outras crônicas.


Assista também ao vídeo Crônica – O requinte da simplicidade, no qual a escritora e “cronista de ofício” Cidinha da Silva conta sobre seu processo de escrita, seus temas motivadores e dá dicas para quem está começando a se aventurar pelo gênero.


Por fim, conheça a crônica “Conduções”, de Lilia Guerra. Com um olhar crítico, a autora narra o cotidiano de uma periferia da capital paulista, descrevendo uma paisagem humana às vezes decadente, mas particularmente pulsante.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

livros, formação leitora, feiras literárias, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multimodalidade, letramentos, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poema, planejamento docente, poesia, formação leitora, produção de texto, gênero textual, literatura

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000