Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Projeto colaborativo on-line

07 de agosto de 2023

 


Trabalhar com blog na escola pode ser mais simples do que parece

 

Ferramenta gratuita pode ser uma excelente alternativa para o aprimoramento da leitura e da escrita, entre outros temas, além de possibilitar maior engajamento de estudantes em torno de um projeto comum



José Alves


Entre os que navegam pelos mares e oceanos do planeta, diário de bordo é um documento utilizado para o registro dos acontecimentos e problemas ocorridos durante as viagens. Ao desembarcar dos navios para as escolas, o diário de bordo incorpora outros significados: pode servir como instrumento para o registro de atividades pedagógicas, e também para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por educadores, ainda em curso, a partir de análises subjetivas sobre os registros.

É da mescla desse conjunto de significados que surge a dinâmica de funcionamento de um blog. O nome surge de uma contração do inglês Web log (diário de bordo na web). Pelo ambiente virtual blog, professores e estudantes podem navegar, registrar conteúdos diversos (postar), interagir, refletir sobre o conteúdo postado a partir do conjunto de comentários frutos da interação, colaborar para a construção coletiva de conhecimento e remixar informações, práticas comuns ao universo web.


Navegar é preciso


Não é novidade que o ambiente web e suas diversas linguagens (texto, vídeo, áudio, jogos etc) acolheu definitivamente jovens e crianças, que vislumbram nas redes e nas interações possibilidades diversas de apropriação de conhecimento, entretenimento e relações interpessoais, em um horizonte mais amplo e atrativo, em geral, do que o projetado para os adultos considerados "imigrantes digitais". É por esse motivo que a construção de um blog na escola pode ser uma atividade que produza bastante sentido e significado entre os estudantes.

Instrumentalizar-se de informações por meio de publicações que sejam referência sobre o tema é uma forma de aprofundar e qualificar o trabalho com a ferramenta blog. O Núcleo de Tecnologia e Educação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) lançou o ebook Línguas e linguagens: Blogs, um fascículo integrante da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital. Na publicação é possível encontrar informações sobre leitura e escrita em suporte digital e produção de um blog temático coletivo, entre outras. Clique aqui para baixar o fascículo sobre blogs, no formato pdf.

O blog pode ser tanto da escola como dos alunos, com participantes organizados de diferentes maneiras (por classe, por disciplina, por área de interesse etc). Um exemplo marcante é o blog Cronicanto, construído a partir de oficinas com jovens semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria Crônica e gerido por um grupo de estudantes de 14 a 16 anos, com o auxílio e mediação do formador da turma. Em poucos meses, o Cronicanto já ultrapassou 12.000 acessos e conta com a produção diária de crônicas elaboradas pelos jovens (Conheça melhor o projeto).



Dicas para a construção e publicação de um blog


A equipe da Olimpíada pescou uma série de dicas que podem ajudar na construção do blog da sua escola e/ou dos seus alunos. Confira: 

Sites publicadores: há uma série de sistemas de blog gratuitos. Entre os mais populares, destaca-se o Wordpress (para internautas mais experientes). São ambientes bastante intuitivos, que possibilitam uma série de modelos de layout de blog a partir da escolha do usuário. Os primeiros passos são eleger um nome para o seu blog (que ainda não exista no ambiente web) e criar um login e uma senha de gestão.

Equipe de gestão: blog é uma ferramenta tecnológica que possibilita intensa colaboração on-line. Partindo desse pressuposto, e como estratégia para aumentar o envolvimento dos estudantes com o projeto, é desejável que se estipulem tarefas e responsáveis por executá-las. É possível montar uma equipe com webdesigner, publicador, revisor de textos, pesquisador de conteúdo na web, mídia social etc. Uma ou mais pessoas podem ser responsáveis por cada uma das ações. É importante que eles manifestem o desejo pela função.

Clareza no conteúdo: é interessante ter uma linha editorial definida para o blog, seja ela qual for. Facilita para os gestores do ambiente e para o público que acessa o conteúdo ter clareza sobre o que vão encontrar no blog. O risco de atirar para todos os lados, em relação ao excesso de temas e modelos de postagens, é não acertar nenhum deles.

Interação e divulgação de conteúdo: o conteúdo postado no blog pode ser divulgado via redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr etc). Dessa forma, a possibilidade de um público maior frequentar o ambiente e deixar seus comentários sobre as postagens aumenta. Ter uma pessoa ou uma equipe que cuide da divulgação nas redes sociais também é desejável.

Atualização constante: imagine você, usuário de Internet, acessar um site em busca de informação e se deparar com o mesmo conteúdo visualizado no dia ou na semana anterior. Após algumas visitas, a tendência é que o ambiente perca o internauta por não apresentar nenhuma novidade. É por esse motivo que a atualização constante em um blog é fundamental! Uma dica é a incorporação de uma agenda de postagens, a partir de um cronograma que pode ser construído colaborativamente entre os estudantes.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

livros, feiras literárias, literatura, formação leitora

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multimodalidade, multissemiose, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poesia, gênero textual, planejamento docente, produção de texto, poema, literatura, formação leitora

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000