O que cabe no poema?
formação leitora, produção de texto, gênero textual, planejamento docente, literatura, poema, poesia
Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.
Autoria; Projeto; Escrita
Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRS) - Porto Alegre/RS
O que cabe no poema?
formação leitora, produção de texto, gênero textual, planejamento docente, literatura, poema, poesia
Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
movimento negro, oralidade, educação antirracista, Guia Negro, turismo, cidadania, letramento racial
A hora e a vez das biografias
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
revista NPL, línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.