Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / banco acadêmico

Vestígios de memória e a constituição discursiva de identidades na produção escrita de alunos

Raimunda de Sousa Neta; Laurenia Souto Sales; Marluce Pereira da Silva.

07 de agosto de 2023

Resumo

Este artigo pretende analisar, em textos de memórias produzidas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do estado da Paraíba, discursividades que evidenciam marcas do contexto sociocultural do meio familiar em que vivem os discentes eque constituem fatores que contribuem para a formação de suas identidades. Para subsidiar a análise dessas produções, utilizamos os conceitos de memória, os estudos que tratam da relação entre memória e identidade e ainda as concepções de discurso e interdiscurso. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva, a partir do procedimento da sequência didática, com o gênero discursivo memórias. Os resultados das análises apontaram que o trabalho com esse gênero permitiu aos alunos não apenas desenvolverem a competência escrita, mas também conhecerem e resgatarem valores socioculturais de suas comunidades, os quais são traduzidos por discursividades que atravessam recortes dos textos que relatam lembranças rememoradas por pessoas de seu convívio familiar.

Palavras-chave

Memórias; Identidade; Discursividades. 

Instituição

Revista Educação e Linguagens - Campo Mourão/PR

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, literatura, formação leitora, livros

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, multissemiose, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

literatura, formação leitora, poema, poesia, produção de texto, gênero textual, planejamento docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000