A escrita coletiva

Chegou a hora de escrever! A preparação do professor é fundamental para o êxito desse estágio.

A escrita coletiva exige muitas idas e vindas ao mesmo texto. Uma sugestão é você dividir a lousa: num dos lados anote as ideias dos alunos; no outro, o parágrafo redigido. Você também pode fazer isso em ambiente digital, usando o PowerPoint, por exemplo.

Peça aos alunos que copiem os parágrafos redigidos nos cadernos e solicite a um deles que faça o registro, que será utilizado na próxima etapa

Atividades

  1. Retome com eles a situação de comunicação (quem fala; de que lugar; com que objetivo; para quem ler).
  2. Converse sobre o episódio que será escrito.
  3. Decida com o grupo a melhor forma de iniciar o texto.
  4. Ouça as propostas dos alunos e ajude-os a transformar as ideias apresentadas (oralidade) em discurso escrito.
  5. Releia com o grupo cada parágrafo produzido para verificar o encadeamento do texto e faça as alterações necessárias.
  6. Prossiga o texto de modo que a organização da sequência de parágrafos não perca a unidade, a coesão e a coerência.
  7. Fique atento, durante a redação do texto, à presença dos aspectos próprios do gênero.
    Instigue os alunos com perguntas:
  • Vocês acham que o texto está ficando com jeito de crônica?
  • A linguagem está simples, quase uma conversa ao pé do ouvido com o leitor?
  • Você também pode fazer comentários:
  • O tom não era humorístico?
  • Esse trecho não está meio sem graça?
  • O que poderia ser o elemento surpresa?
  • Aqui bem podia entrar uma metáfora, não?
  • Vamos fazer uma comparação?
  • E o mais importante: deixe a decisão para os alunos – o texto é deles. Você pode ajudá-los, mas os autores são eles.

    Atenção

    À medida que os parágrafos vão sendo escritos, recomende aos alunos relê-los, para verificar a unidade, a coerência e a coesão do texto. Procure manter a participação de todos, evitando o monopólio daqueles que têm maior facilidade para expressar-se. É na interação entre professor e alunos, e alunos entre si que o texto vai se organizando, acertando o tom, ganhando sentido.