As atividades presentes na Oficina 4 foram pensadas para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. No entanto, a seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular contempla também a 3ª série do Ensino Médio.
Língua Portuguesa no Ensino Médio: campos de atuação social, competências específicas e habilidades
Todos os campos de atuação social
- EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
Competência específica: 1
- EM13LP14: Analisar, a partir de referências contextuais, estéticas e culturais, efeitos de sentido decorrentes de escolhas e composição das imagens (enquadramento, ângulo/vetor, foco/profundidade de campo, iluminação, cor, linhas, formas etc.) e de sua sequenciação (disposição e transição, movimentos de câmera, remix, entre outros), das performances (movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento etc.) e das relações desses elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.
Competência específica: 1
As habilidades aqui listadas estão relacionadas ao desenvolvimento das competências 1. Clique aqui para ler suas descrições apresentadas no texto introdutório do caderno.