As atividades presentes na Oficina 4 foram pensadas para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. No entanto, a seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular contempla também a 3ª série do Ensino Médio.
Língua Portuguesa no Ensino Médio: campos de atuação social, competências específicas e habilidades
Todos os campos de atuação social
- EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.),sempre que o contexto o exigir.
Competências específicas: 1 e 3
Campo jornalístico-midiático
- EM13LP45: Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
Competências específicas: 1 e 3
Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio: habilidades e competências específicas
Competência específica: 7
- EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
As habilidades aqui listadas estão relacionadas ao desenvolvimento das competências 1, 3 e 7. Clique aqui para ler suas descrições apresentadas no texto introdutório do caderno.