As atividades presentes na Oficina 1 foram pensadas para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. No entanto, a seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular contempla também a 3ª série do Ensino Médio.
Língua Portuguesa no Ensino Médio: campos de atuação social, competências específicas e habilidades
Todos os campos de atuação social
- EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
Competências específicas: 1 e 3
Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio: habilidades e competências específicas
Competência específica: 7
- EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
As habilidades aqui listadas estão relacionadas ao desenvolvimento das competências 1, 3 e 7. Clique aqui para ler suas descrições apresentadas no texto introdutório do caderno.