Bloco 2

Oficina 2

Etapa 1

O que define o enquadramento

Campo e Extracampo

O campo de visão da câmera define aquilo que será visto pelo espectador. Trata-se do chamado “enquadramento”.

Se o enquadramento compreende um recorte do espaço registrado pela câmera, é importante chamar a atenção também para o fato de que, por vezes, algo que está fora do campo de visão da câmera também pode fazer parte da cena.

Na linguagem cinematográfica, o espaço que a câmera mostra recebe o nome de “Campo” e aquele que ela não mostra chama-se “Extracampo”.

Na imagem abaixo, do perfil de Andrea David (@filmtourismus) do Instagram, ela visitou o lugar de uma das cenas do filme La La Land: cantando estações (2016). Tudo o que aparece dentro da fotografia que Andrea segura pertence ao que a câmera filmou e que aparece no filme – o campo. Já tudo o que a fotografia não contém está fora do enquadramento da câmera – o extracampo.

Fotografia com cena do filme La La Land: cantando estações, foto do perfil @filmtourismus no Instagram.

Uma narrativa audiovisual pode combinar de maneira muito criativa esses dois espaços. Por exemplo, uma personagem pode lançar um olhar assustado para o extracampo e indicar a aproximação de algum perigo; ou ainda, mesmo confinada num espaço, a personagem pode ouvir barulhos do extracampo. Assim, elementos sonoros ampliam o espaço que o enquadramento visual restringe. Dessa forma, o extracampo revela-se um solo fértil para experimentações.

Assista aos minutos finais de A Bruxa de Blair e perceba como o olhar da personagem revela ao espectador que há algo importante na cena que não aparece na imagem:

Trecho 1

01:20:10 até 01:23:12

A Bruxa de Blair. Eduardo Sánchez, Daniel Myrick. Estados Unidos, 1999, 81 min. Trecho de 1:10:13 até 1:17:36.

Planos

A forma de enquadrar uma imagem depende de dois elementos: Planos e Ângulos.

A materialidade visual do plano é resultado da distância entre a câmera e o objeto filmado.

Há diferentes tipos de planos. Importante frisar que, a depender da obra de referência, há pequenas variações na forma de nomear os planos. Ou seja, por vezes, pode-se encontrar nomeações diferentes para um mesmo tipo de descrição de plano. Mas você, professor, não se angustie com isso, pois os planos mantêm entre si uma correlação que leva em consideração a escala: há os mais abertos e os mais fechados. Vamos conhecer quais os principais planos existentes?

  • Plano Geral (PG) – plano que mostra uma área de ação relativamente ampla. A figura humana ocupa espaço reduzido.
Intriga internacional. Alfred Hitchcock. Estados Unidos, 1959, 136 min. Disponível em "Wide Shots: How The Best Directors Shoot Wide Angles". In: No Film School

 

Lawrence da Arábia. David Lean. Estados Unidos, 1962, 228 min. Disponível em Guia da Semana.
  • Plano de Conjunto (PC) – plano um pouco mais fechado que o Plano Geral. Quando há mais de uma pessoa em cena, esse plano frequentemente enquadra todas essas pessoas, normalmente usando como critério mostrá-las de corpo inteiro.
Os Sete samurais. Akira Kurosawa. Japão, 1954, 207 min.

 

Guardiões da galáxia. James Gunn. Estados Unidos, 2014, 125 min.

 

O Sétimo selo. Ingmar Bergman. Suécia, 1957, 96 min.

 

  • Plano Americano (PA) – plano que enquadra a pessoa dos joelhos para cima.

 

Três homens em conflito. Sergio Leone. Itália, 1966, 238 min.

 

  • Plano Médio (PM) – plano que enquadra a pessoa da cintura para cima.
Coringa. Todd Phillips. Estados Unidos, 2019, 122 min.
  • Primeiro Plano (PP) ou Close-Up – plano que enquadra o rosto da pessoa.
O Iluminado. Stanley Kubrick. Estados Unidos, 1980, 146 min.

 

O Mestre. Paul Thomas Anderson. Estados Unidos, 2012, 150 min.
  • Plano Detalhe (PD) – plano que mostra apenas um detalhe ocupando todo o quadro (por exemplo: mãos, olhos, boca etc.).
Pequena Miss Sunshine. Valerie Faris, Jonathan Dayton. Estados Unidos, 2006, 102 min.

Recapitulando, na ilustração seguinte você pode perceber a diferença de escala entre cada plano.

Disponível em: https://www.studiobinder.com/blog/types-of-camera-shots-sizes-in-film/

Ângulos

Além dos planos, há diferentes tipos de ângulos a partir dos quais se pode filmar algo. Vejamos quais são eles.

  • Ângulo Normal – a câmera focaliza a pessoa na altura dos olhos, num plano horizontal.
Corra!. Jordan Peele. Estados Unidos, 2017, 104 min.
  • Ângulo Alto ou Plongée – a câmera focaliza a pessoa ou o objeto de cima para baixo.
Um Sonho de liberdade. Frank Darabont. Estados Unidos, 1994, 122 min.

 

  • Ângulo Baixo ou Contra-Plongée – a câmera focaliza a pessoa ou o objeto de baixo para cima.
Bastardos inglórios. Quentin Tarantino. Estados Unidos, 2009, 153 min.

 

  • Ângulo Frontal – a câmera filma a personagem ou o objeto de frente, aproximadamente na altura do nariz.
O Grande Hotel Budapeste. Wes Anderson. Estados Unidos, 2014, 100 min.
  • Ângulo Lateral – a câmera filma a pessoa de perfil, pode ser tanto o perfil direito quanto o esquerdo.
Close-up. Abbas Kiarostami. Irã, 1990, 100 min.
  • Ângulo Traseiro – a câmera filma a pessoa por trás.
Cidade de Deus. Fernando Meirelles e Kátia Lund. Brasil, 2002, 135 min.

 

Câmera subjetiva e objetiva

Outro importante aspecto que se relaciona com o enquadramento diz respeito ao uso da câmera objetiva ou subjetiva. A câmera objetiva filma a cena do ponto de vista de um público imaginário, enquanto a câmera subjetiva simula o olhar de uma personagem em cena.

Veja como, num mesmo filme, os dois exemplos de câmera podem ser utilizados.

Câmera subjetiva: Yance Ford manipula, em cima de uma mesa, fotografias de família em que aparece seu irmão assassinado. Aqui, é como se a câmera assumisse o posição da cabeça e olhos do personagem vendo a fotografia.

Strong island. Yance Ford.Estados Unidos, 2017, 107 min.

Câmera objetiva: Yance Ford é filmado numa ligação telefônica em que questiona por que o assassino de seu irmão não foi a julgamento. Nesse caso, a câmera assume a posição de alguém que vê o personagem em ação.

Strong island. Yance Ford. Estados Unidos, 2017, 107 min.

 

 

Atividades

  1. Peça aos alunos que fotografem um ambiente ou uma paisagem utilizando três planos: plano geral, plano detalhe e outro a sua escolha. Depois discuta as sensações que cada um provoca.
  2. Peça aos alunos que fotografem um prédio, ou outro edifício qualquer, em plongée e em contra-plongée. Depois discuta com eles as sensações que cada ângulo provoca.
  3. Para fixar as diferenças de enquadramento, atente para a seguinte imagem, extraída da série documental Wormwood de Errol Morris.
Wormwood. Errol Morris. Estados Unidos, 2017, 6 episódios.

 

Na série, o cineasta registra situações de entrevista utilizando múltiplas câmeras. Por vezes, como no exemplo acima, ele apresenta os vários pontos-de-vista simultaneamente filmados numa única composição.

Utilizando a classificação de planos, enquadramentos e ângulos proposta, como você classificaria cada uma das 6 imagens?

Para quem quiser saber mais sobre a série, ela está disponível na Netflix.