Introdução
O que são os Cadernos Docentes?
Os Cadernos Docentes são materiais de orientação para a prática destinados a professoras e professores de Língua Portuguesa que, estruturados de forma sistemática a partir da noção de sequência didática, propõem um trabalho com os gêneros textuais, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita por estudantes.
Esses materiais foram organizados em oficinas para que professoras e professores desenvolvam com suas turmas atividades com os gêneros Poema, Memórias literárias, Biografia, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.
São, portanto, seis Cadernos Docentes elaborados, originalmente, para o trabalho com estudantes desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, da seguinte forma:
- Caderno Poetas da Escola: atividades do gênero poema desenvolvidas preferencialmente para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I.
- Caderno Se bem me lembro: atividades do gênero memórias literárias desenvolvidas preferencialmente para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
- Caderno Biografia: a tessitura da vida: atividades do gênero biografia desenvolvidas preferencialmente para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
- Caderno A ocasião faz o escritor: atividades do gênero crônica desenvolvidas preferencialmente para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.
- Caderno Pontos de vista: atividades do gênero artigo de opinião desenvolvidas preferencialmente para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II.
- Caderno Olhar em movimento: cenas de tantos lugares: atividades do gênero documentário desenvolvidas preferencialmente para estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Apesar de serem indicados para determinadas oficinas, anos e séries, as sequências didáticas podem ser adaptadas para outros anos e séries, conforme a turma de estudantes, a necessidade e a criatividade de professoras e professores.
Diálogos com a BNCC
Na página inicial de cada oficina, são apresentados seus objetivos e dicas de preparação para os temas e atividades que serão trabalhados com as turmas de estudantes. Também encontramos ali uma seleção de habilidades para o componente de Língua Portuguesa, mapeadas na Base Nacional Comum Curricular e acionadas no desenvolvimento de cada oficina, indicando como cada proposta se aproxima das expectativas anunciadas pela BNCC.
A seguir, apresentamos o mapeamento completo das habilidades e competências da BNCC realizado para as atividades presentes no Caderno Olhar em movimento, que traz abordagens didáticas para o gênero crônica. Clique no botão em vermelho para ter acesso à tabela. Para ler a descrição das habilidades basta clicar sobre os códigos em vermelho.
Mapa das habilidades e competências da BNCC para o Caderno Poetas da Escola
Blocos |
Oficinas |
Campo/Área |
Habilidades |
Competências |
Bloco 1: Situando o gênero documentário |
1. E esse tal de documentário, o que é mesmo? |
Todos os campos de atuação social |
2 |
|
Jornalístico-midiático |
1 e 3 |
|||
2. O documentário e seus vários modos de existência |
Todos os campos de atuação social |
2 |
||
1 |
||||
1 e 3 |
||||
1 e 4 |
||||
3. Quais as estratégias do documentário para abordar o real? |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
1 |
||||
1 |
||||
Bloco 2: A linguagem audiovisual |
1. Para início de conversa |
Todos os campos de atuação social |
1 |
|
2. Enquadramento |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
3. Movimentos de câmera |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
4. Montagem |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
1 |
||||
5. O som no cinema |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
1 |
||||
1 |
||||
Bloco 3: Pré-produção de documentário |
1. O que vem antes da elaboração do projeto |
Todos os campos de atuação social |
1 e 3 |
|
Práticas de estudo e pesquisa |
7 |
|||
3 |
||||
Linguagens e suas tecnologias |
7 |
|||
2. O processo de escrita |
Todos os campos de atuação social |
2 |
||
1 |
||||
1 e 3 |
||||
3 e 7 |
||||
Linguagens e suas tecnologias |
1 |
|||
Bloco 4: Produção e pós-produção |
1. Produção |
Todos os campos de atuação social |
1 e 3 |
|
Linguagens e suas tecnologias |
7 |
|||
2. Filmagem |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
1 |
||||
1 e 3 |
||||
1 e 4 |
||||
Linguagens e suas tecnologias |
6 |
|||
3. Edição e pós-produção |
Todos os campos de atuação social |
1 |
||
1 |
||||
3 e 7 |
||||
7 |
||||
4. Exercitando o olhar |
Todos os campos de atuação social |
1 e 3 |
||
Jornalístico-midiático |
1 e 3 |
|||
Linguagens e suas tecnologias |
7 |
É importante lembrar que, segundo a BNCC, as habilidades, quando bem articuladas e trabalhadas nos espaços de aprendizagens da escola, têm por objetivo desenvolver as competências às quais estão relacionadas. Clique no botão em verde para ler as competências para a componente de português do Ensino Fundamental.
Competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
- Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
- Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
- Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
- Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
- Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
- Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
- Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
- Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
- Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
Por fim, ainda sobre a aproximação dos Cadernos Docentes com a BNCC, ressaltamos que, no que diz respeito à articulação de Língua Portuguesa com outros componentes curriculares, é possível o diálogo com Artes, História e Geografia para conferir maior consistência e densidade à experiência formativa vivida na escola.
O tempo das oficinas
Cada oficina foi organizada para tratar de um tema, um assunto. Algumas poderão ser realizadas em uma ou duas aulas; outras levarão três ou quatro. Por isso, é essencial que você, professora ou professor, leia todas as atividades antecipadamente. Antes de começar a trabalhar com sua turma, é preciso ter uma visão do conjunto, de cada etapa e do que se espera que alunas e alunos produzam ao final.
Aproprie-se dos objetivos e estratégias de ensino, providencie o material e estime o tempo necessário para que sua turma faça o que foi proposto.
Enfim, é preciso planejar cada passo, pois só você, que conhece seus alunos e alunas, conseguirá determinar qual a forma mais eficiente de trabalhar com a turma.
Esperamos que esse material possa ganhar vida nas mãos de educadoras e educadores e trazer boas inspirações para o trabalho com os gêneros discursivos com estudantes, contribuindo para a aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo o Brasil.
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