Oficina 4

Etapa 6

Transformar comparações em metáforas

Atividades

  1. Agora incentive a turma a criar metáforas, como fazem os e as poetas. Diga-lhes que podem criá-las simplesmente retomando as frases que fizeram no exercício anterior, das quais serão eliminados os termos de comparação (como, assim como, feito, tal qual), ou substituindo o verbo “lembrar” pelo “ser” (é), ou até mesmo por uma vírgula, como fez Vinicius de Moraes. Por exemplo:
    • Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
    • O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
    • Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
    • Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)
  2. Peça aos grupos que escolham entre as frases que produziram aquela que consideram como a melhor metáfora. Cada pessoa ou dupla compartilhará a metáfora que escolheu no mural ou blog da turma.