Oficina 6

Etapa 3

Stop poético

O objetivo do stop poético, além da brincadeira, é estimular os e as estudantes a escolherem palavras a partir de suas componentes fonéticas e morfológicas (linhas A até F), deixando a preocupação com o sentido um pouco de lado. É uma espécie de livre associação, mas nem tão livre assim.

Você deve escolher as palavras previamente, cuidando sempre para que tenham uma extensão que permita aos alunos e alunas completarem a tarefa. Por isso, “teste” antes as palavras escolhidas. Cabe a você, também, fazer as alterações que julgar necessárias na tabela do jogo, eliminando as regras que parecerem muito difíceis para sua turma, acrescentando outras regras (que podem ser decididas coletivamente) ou duplicando-as (por exemplo, solicitando duas palavras para cada linha).

Clique aqui para fazer o download do arquivo para impressão. .

Atividades

    1. Conduza a atividade fazendo indagações à turma: vocês conhecem o jogo stop? Como vocês imaginam que seria um stop poético?
    2. Explique que no stop poético as regras são um pouco diferentes das do jogo original, mas a lógica é a mesma: devem completar cada uma das colunas da tabela de acordo com o que é solicitado, a partir das palavras fornecidas por você professora. Incentive a turma a fazer o mais rápido que conseguirem!A atividade pode ser realizada tanto em aula quanto em casa, individualmente ou em duplas. Além disso, é uma boa oportunidade para sugerir que procurem as palavras em dicionários, jornais, revistas, livros, cartazes, placas de trânsito, panfletos publicitários, etc.

Exemplo para as palavras escada e perna.