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Vamos começar esta unidade trabalhando o nosso ouvido poético!
É importante proporcionar à criança a oportunidade de desenvolver o seu “ouvido” poético, relacionando sonoridade com sensações e interpretações possíveis.
As perguntas visam inspirar uma conversa em grande grupo. Estimule a turma a ler em voz alta, reler com diferentes entonações e ritmos, soletrar, repetir, ouvir, aproveitando suas considerações e hipóteses para discutir efeitos de sentido da sonoridade, sentimentos que despertam e interpretações que possibilitam. Incentive-os e incentive-as a trazerem exemplos de outros textos que apresentam efeitos semelhantes (quadrinhas, trava-línguas, cantigas, brincadeiras infantis, etc.).
b. em relação à posição em que se encontram nos versos e estrofes?
c. que sensações e sentidos você acha que as repetições de sons produzem?
d. as palavras que se repetem são próximas? Distantes? São sinônimos ou antônimos? Que sentidos são construídos nessas relações?
f. em que outros textos que leram ou ouviram a repetição de sons também aparece?
I.
Pedro Paulo
Passatempo predileto, pandeiro
Pandeiro parceiro
Preso portando pó passou pelos piores pesadelos
Presídio porões problemas pessoais
Psicológicos perdeu parceiros passado presente
Em que melhor se beba
Pais parentes principais pertences
II.
Paramos pensamos profundamente
Por que pobre pesa plástico papel papelão pelo pingado pela passagem pelo pão?