X
Para chegar à forma final dos poemas, mesmo poetas consagradas costumam reescrevê-los várias vezes, em busca da palavra exata, da forma mais expressiva, do verso mais sonoro e sugestivo. É preciso tempo, não só para fazer correções, mas também para aprimorar o texto, superar o lugar-comum, romper com os clichês e produzir um texto original e criativo que possa seduzir que o lê. O mesmo deve suceder com os e as poetas da escola. E você, professora, terá um papel importante no processo final de produção. Peça a cada aluno ou aluna que escolha e entregue uma versão do poema que escreveu ao longo das oficinas e que mais tenha gostado (poema autoral sobre o tema “o lugar onde vivo”).
O título do poema repete o tema proposto: “O lugar onde vivo”. Se o autor procurasse um título mais sugestivo, o poema ganharia qualidade.
Neste exemplo, o autor não consegue mostrar ao leitor o lugar onde vive. Seria preciso transformar os versos, mostrando como é esse lugar. Informações mais detalhadas poderiam revelar o olhar e as impressões do autor sobre o lugar de que fala.
A repetição pode ser recurso que dá ritmo ao poema. Mas, nesse caso, parece que a palavra foi repetida porque o poeta não vislumbrou alternativa. Ele deveria ter buscado outras palavras. Do modo como está, a descrição fica incompleta, não se consegue imaginar como é a cidade nem ficar com vontade de conhecê-la.
A escola onde estudo
É Imaculada Conceição
Que muito tem se empenhado
Em cumprir sua missão
A escola onde estudo
Imaculada Conceição
Muito tem se empenhado
Em cumprir sua missão