Os alunos e alunas irão se organizar para dizer poemas em voz alta. Você é um importante modelo de leitura para eles. Por isso, selecione os poemas com antecedência e prepare a sua leitura!
Atividades
- Faça uma seleção entre seus poemas preferidos e os da turma. Providencie cópias dessa seleção para que leiam em grupos.
- Solicite-lhes que ouçam as duas leituras, disponíveis no menu “Coletânea”, de “O buraco do tatu” que será trabalhado na Oficina 9. Converse sobre as impressões que tiveram de cada uma das audições.
- Pergunte-lhes se há diferença entre as leituras e se os efeitos sonoros – marca registrada dos poemas – são facilmente percebidos. Sugira-lhes que sempre leiam os poemas em voz alta, pelo menos uma vez, para treinar a audição dos recursos sonoros e do ritmo do texto.
- Projete os vídeos “Capitu”, de Mariana Félix, e “Poemas em fluxo / Elizandra Souza”.
- Pergunte se notam diferenças no jeito de apresentar/ler os poemas. Se precisar, faça perguntas do tipo: Qual leitura é mais pausada e calma (provavelmente responderão que é a leitura do poema da Elizandra Souza)? Qual das leituras provoca mais a interação do público (provavelmente responderão que é o da Mariana Félix)? Estimule a turma a inferir a razão das diferentes formas de leitura. O contexto, por exemplo, é determinante, nesses dois casos: Mariana está participando de uma batalha de poesia, um Slam (evento literário competitivo em que a performance conta tanto quanto o texto lido, e que será abordado mais profundamente na oficina 8 deste caderno). Elizandra, por sua vez, está apenas apresentando seu poema ao público do Youtube (sem competição, seu foco é apenas a leitura, como acontece, muitas vezes, nos saraus literários).
- Divida a classe em grupos de três ou quatro e distribua para cada um deles uma cópia da seleção que você organizou. Eles poderão consultar outros poemas na “Coletânea”, disponível no final deste caderno. Diga-lhes que deverão apresentar para a classe um dos poemas que receberam ou consultaram. Para isso, devem se preparar lendo várias vezes o poema e ensaiando as várias formas de interpretar o texto para os e as colegas. Nesse ensaio, podem utilizar celular, tablet ou gravador digital para registrar suas próprias leituras, ouvi-las e aperfeiçoá-las para o momento da apresentação.
- Poderão utilizar gestos, movimentos, efeitos sonoros, fundo musical etc. Deverão dizê-lo em voz alta, de modo claro, seja em forma de jogral ou de coro falado, seja individualmente, sempre atentando para o ritmo, as pausas e a entonação da voz.
- Dê atenção a cada grupo, ajudando na leitura. Para isso, veja orientações no quadro “Buscando sentido”.
- Combine com eles a data da apresentação e um prazo para que se preparem adequadamente.
- No dia combinado, organize o ambiente com a ajuda da turma. Disponha as carteiras em semicírculo ou escolha outro espaço da escola. O local escolhido pode ser decorado, caso haja condições, eventualmente com apoio do professor ou professora de arte. Você pode sugerir que a turma use, se for possível, celular, tablet ou câmera digital para fotografar e filmar as apresentações para, então, publicá-las no blog da turma ou divulgá-las nas redes sociais.
- Depois, peça aos alunos e alunas que escolham alguns dos poemas apresentados para inseri-los no mural da escola ou no mural virtual.
Orientações para o trabalho com leitura de poemas
Relacionamos algumas orientações para que você trabalhe a leitura de poemas. Essas mesmas sugestões podem, e devem, ser usadas em todas as oficinas.
- Assista ao vídeo “Dizer o texto”.
- Leia poemas em voz alta para os alunos e alunas. Para apreciarmos devidamente um poema é preciso escutá-lo com atenção. O seu exemplo é um bom incentivo para eles.
- Poemas evocam sensações, impressões, sentimentos, ideias, imagens, reflexões. Ajude-os, ajude-as a descobrir o que o poema desperta em cada um deles. Você pode fazer perguntas como:
- O que perceberam ao ouvir/ler o poema?
- O que ele despertou em vocês?
- Fechando os olhos, vocês conseguem imaginar o que o poema sugere?
- Relendo o poema, vocês compreendem melhor o seu sentido?
- Poetas exprimem um olhar único, pessoal, sobre os mais diversos assuntos: um acontecimento, o ser humano, a vida, os relacionamentos, os problemas do mundo, a realidade, o sonho, os fatos corriqueiros. Ajude seus alunos e alunas a relacionar os poemas lidos com as experiências e a sensibilidade deles, perguntando, por exemplo:
- Você vê o assunto do poema da mesma forma que o poeta? Já aconteceu algo parecido com você?
- Você se lembra de um lugar (pessoa, fato, situação, sonho etc.) que lhe causou a mesma impressão que o autor ou autora deste poema descreve?
- Uma forma de penetrar no texto é observar os recursos expressivos que ele apresenta: organização, ritmo, repetições, construções. Um exercício valioso consiste em relacionar os termos que se assemelham: por apresentarem rima ou repetição de letra ou por se repetirem eles próprios; por estarem ambos na mesma posição, em versos diferentes: início, meio ou final; por exercerem a mesma função sintática: são sujeitos, predicativos do sujeito, objeto etc.; por pertencerem à mesma classe gramatical: adjetivos, substantivos etc. Para aprofundar e ampliar a interpretação do texto, você pode perguntar à turma por que o poeta teria usado tais recursos nos seus versos.
- Para dizer em voz alta, é preciso que leiam e compreendam o poema a ser apresentado, absorvendo e respeitando o ritmo proposto, a pontuação e a sequência lógica do texto.
- Atividades nas quais somos convidados a dizer ou ler poemas favorecem o trabalho com a leitura. Para apresentar oralmente um poema é necessário compreender o seu sentido em profundidade e apreender o que o autor ou autora quis exprimir. Se possível, ouça com a turma outros poemas apresentados por seus autores e autoras ou por artistas famosas, ou ainda saraus on-line e lives gravadas por poetas, disponíveis nas redes sociais, como os vídeos da série “Sarau em tempos de corona”, do Sarau do Binho (destacamos para você os vídeos de Serginho Poeta e Tati Candeia declamando João de Jesus).
- Enfim, é importante preparar a apresentação com cuidado, e isso vale também para você, professora.