X
ARRIGUCCI JUNIOR, Davi. “Fragmentos sobre crônica”, in: Enigma e comentários. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; DOLZ, Joaquim. Itinerários didáticos: um novo caminho para sequenciar atividades de leitura e produção a partir de gêneros textuais. Portal Escrevendo o Futuro, 2021. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2883/itinerarios-didaticos-um-novo-caminho-para-sequenciar-atividades-de-leitura-e-producao-a-partir-de-generos-textuais
BUNZEN, Clecio. Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente. Portal Escrevendo o Futuro, 2023. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/3071/producao-textual-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental-a-importancia-da-avaliacao-diagnostica-para-o-planejamento-docente
CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés do chão”, in: Para gostar de ler – Crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 2003.
DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée (orgs.). O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste. Um decálogo para ensinar a escrever. Portal Escrevendo o Futuro, 1996. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
GOLDBERG, Natalie. Escrevendo com a alma – liberte o escritor que há em você. Trad. Camila Lopes Campolino. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
GUIMARÃES, Florianete; GUIMARÃES, Margaret. A Gramática Lê O Texto, São Paulo: Editora Moderna, 1997.
MACHADO, Anna Rachel.; ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (orgs.). Linguagem e educação – O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística do texto: o que é, como se faz. Recife: UFPE, 1983.
MADI, Sonia. Sequência didática: por que trilhar o caminho proposto. Portal Escrevendo o Futuro, 1996. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/210/sequencia-didatica-por-que-trilhar-o-caminho-proposto
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.