Oficina 4

Etapa 2

Questões polêmicas

(180 minutos)

  • Relembre a definição de polêmica vista na Oficina 1 deste caderno, durante a avaliação diagnóstica.

PALAVRA-CHAVE

Polêmica

  1. Debate oral.
  2. Discussão na imprensa.
  3. Controvérsia.
  4. Disputa amigável, mas acalorada.

Origem etimológica: francês polémique, do grego polemikê, feminino de polemikós, -ê, -ón, relativo à guerra, preparado para a guerra.

Disponível em: https://dicionario.priberam.org/pol%C3%AAmica. Acesso em: 20/6/2023

  • Divida a sala em dois grupos e explique que farão uma breve dinâmica de debate. Você apresentará as questões e dirá de qual lado cada equipe deverá ficar. Por exemplo:

 – Quem é o melhor jogador de futebol do mundo: Messi ou Cristiano Ronaldo?

 – Grupo 1: Defende Messi

 – Grupo 2: Defende Cristiano Ronaldo

  • Não faça a moderação do debate, mas cronometre cerca de 2 minutos de discussão para cada tema. Se for o caso, chame a atenção para que um dos grupos não monopolize o discurso. Sugerimos, a seguir, alguns temas, mas escolha o que for adequado a sua realidade. O importante é que sejam problemas bastante cotidianos:

 – O feijão deve vir por cima ou por baixo do arroz?

 – Que matéria é mais fácil: Matemática ou Língua Portuguesa?

 – Acordar cedo ou acordar tarde?

 – Qual é a rede social mais legal: Instagram ou TikTok?

 – É melhor ter muitos amigos ou ter poucos amigos?

 – Funk ou sertanejo?

  • Após o breve debate, reorganize a sala para explicar que estas são polêmicas, sobre as quais se expressam diferentes posicionamentos sem necessariamente chegar a um consenso. Entretanto, são questões de âmbito pessoal, que pouco interferem na dinâmica coletiva. Uma pessoa pode defender que gosta mais de acordar cedo e dizer “é apenas a minha opinião”, sem isso gerar consequências para os outros. Não vale o mesmo para debates de caráter social, que podem impactar o coletivo e até a noção de cidadania.
  • Dê exemplos de polêmicas que causam impacto em diferentes âmbitos, sem necessariamente discuti-las com o grupo.

 – Devem ser mantidas as cotas para pretos, pardos e indígenas nas universidades públicas?

 – O Brasil deve descriminalizar o porte de drogas para uso?

 – Enfraquecer leis ambientais é importante para garantir o desenvolvimento do agronegócio?

 – Estudantes da educação básica deveriam ser obrigados a frequentar a escola em tempo integral?

  • Evidencie que as respostas a essas perguntas, em uma sociedade democrática, são orientadas pela Constituição de 1988 e consolidadas por instituições – como o Congresso Nacional, a justiça ou a Presidência da República, na forma de leis, decisões e decretos -, idealmente, tendo como ponto de partida o diálogo com a população e os diferentes atores sociais, uma vez que afetam o coletivo e podem garantir ou restringir direitos.
  • Em seguida, organize o quadro em colunas e peça que a turma elenque algumas questões polêmicas presentes nos diferentes espaços sociais que frequentam. Se necessário, dê exemplos ou use as sugestões a seguir:
ESCOLA BAIRRO CIDADE ESTADO PAÍS MUNDO
O uso do celular deve ser proibido na sala de aula? Moradores que ficam com o som alto ligado até tarde devem ser advertidos pela vizinhança? O prefeito deve proibir que organizações assistenciais distribuam comida para pessoas em situação de rua? O transporte público metropolitano, feito por ônibus e trens, deve ser privatizado? O voto deve ser facultativo no Brasil? Estátuas que celebram figuras históricas hoje questionadas devem ser mantidas no espaço público?
  • Discuta com o grupo como as polêmicas estão presentes em todas as esferas da sociedade e se conectam com as políticas públicas e com os direitos humanos.
  • Escolha, então, quatro dos temas propostos pelas alunas e alunos. Elabore uma cartolina ou cartaz para cada tema, com espaço para anotações, e coloque-os em estações, cada uma instalada em um lugar diferente da sala. Veja o modelo:
O voto deve ser facultativo no Brasil?
SIM NÃO
 

 

 

 

  • Divida a classe em quatro grupos e solicite que cada grupo comece em um dos cartazes. Cronometre de cinco a dez minutos para que o grupo discuta argumentos para defender um ou outro posicionamento e sintetize as ideias no cartaz em tópicos. Depois do tempo transcorrido, faça com que os grupos troquem de estação, leiam os argumentos apresentados pela equipe anterior. Prossiga com a dinâmica até que todos os grupos tenham passado pelas quatro estações.
O voto deve ser facultativo no Brasil?
SIM NÃO

– Impediria a compra de votos.

– Só iria votar quem realmente se interessa pelas eleições e está informado.

– Aumentaria o número de abstenções, que já é grande.

– Ampliaria o desinteresse dos jovens pela política.

  • Reserve tempo para que a turma circule pelos cartazes elaborados colaborativamente e veja o resultado do trabalho.
  • Depois da observação, provoque-os a refletir sobre a atividade:

 – Qual foi o tema mais fácil de pensar em argumentos? E o mais desafiador?

 – A leitura dos demais cartazes, durante o giro entre as estações, influenciou na construção dos argumentos?

 – Como cartazes feitos colaborativamente se diferenciam de cartazes feitos individualmente? 

 – Se pudéssemos comparar a dinâmica de construção colaborativa dos cartazes com a dinâmica dos debates sobre questões polêmicas na sociedade, o que diríamos?

  • Enfatize a experiência que tiveram na dinâmica, ou seja, pensar sobre polêmicas exige que se contemple pontos de vista distintos, de pessoas com experiências diferentes das nossas, e que se dialogue com eles. No mesmo sentido, saber mais sobre o tema, bem como ter proximidade com ele – às vezes, até em razão de um acontecimento pessoal – faz com que seja mais fácil mobilizar ideias em defesa de uma perspectiva.
  • Retome os cartazes e verifique com a turma quais ideias representam a defesa de uma opinião de forma válida, respeitosa e, portanto, democrática. Para isso, use as reflexões acerca de liberdade de expressão e discurso de ódio propostas na Oficina 2.
  • Explique que, agora que esclarecemos o que são as questões polêmicas por meio de uma espécie de debate por escrito, faremos um debate oral regrado, a fim de que a troca de ideias fique mais veloz e para podermos aprimorar habilidades ligadas à argumentação, à construção de repertório, à oralidade e à expressão corporal.

SAIBA MAIS

Artigo de opinião: Ideias em debate

O vídeo do Programa Escrevendo o Futuro  (9min49s) discute a importância do debate para a construção da argumentação e dá sugestões para a organização da atividade.

Assista: https://youtu.be/9qMrHoOgtPs