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(90 minutos)
“Estátua de Borba Gato, símbolo da escravidão em São Paulo, é incendiada por ativistas”, do El País Brasil
“Estátua de ativista negra substitui a de traficante de escravos no Reino Unido”, da Folha de S. Paulo
– Por que a estátua de um traficante de escravos foi substituída pela de uma ativista? Que acontecimentos podem ter levado ao ato?
– Por que a estátua de Borba Gato, bandeirante que participou do processo de interiorização do Brasil, foi incendiada por ativistas? A manchete dá alguma pista? Quem são os ativistas ou quem representam?
– A quem a turma atribui a substituição da estátua no Reino Unido? Pela manchete, conseguimos saber se ela foi substituída a pedido do governo?
Agora que vocês têm mais informação, conseguem responder o que motivou a troca das estátuas? Quais das hipóteses iniciais apresentadas pela classe estavam corretas?
Segundo as informações fornecidas pela notícia, parece haver pontos de vista divergentes a respeito da substituição da estátua?
Qual é a posição da turma sobre o tema? O que pensam da derrubada da estátua? A saída escolhida pelos manifestantes foi a mais acertada ou deveriam ter procurado a via legal para remover um símbolo que lhes ofendia? Em relação à substituição pela estátua de uma jovem negra, seria necessário que o artista consultasse a prefeitura, uma vez que se trata do espaço público?
Na localidade em que vocês vivem, há alguma estátua – ou mesmo nome de rua e escola – que incomode os moradores por prestar homenagens que hoje já não são adequadas?
O que é argumentar?
Não se pode simplesmente impor valores. As leis não são neutras, os cidadãos têm o direito de questioná-las e de discuti-las. Mesmo a construção delas é resultado de um debate. Quando trabalhamos a argumentação com os alunos, estamos trabalhando algo fundamental na vida social, que é o diálogo com o pensamento do outro, ainda que o outro pense de maneira muito diferente da nossa. Esse diálogo com o pensamento do outro é a minha definição do que é argumentação.
Argumentar para dialogar
Qual é a finalidade da argumentação? Transformar o pensamento do outro. Para isso, é necessário levar em consideração esse pensamento para transformar, não para impor. É o diálogo que permite regular a vida coletiva em uma sociedade democrática. Assim, o aluno tem que desenvolver autonomia de opinião. A argumentação é onipresente na vida social.
Joaquim Dolz, professor da Universidade de Genebra, na Suíça, em artigo para o portal Escrevendo o Futuro.
Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/revista-digital/artigo/66/pequenos-grandes-poderes Acesso em: 8/6/2023
Desconstruindo os bandeirantes
O Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi restaurado e reaberto em 2022. Sua nova proposta museológica apresenta aos visitantes a exposição “Passados imaginados”, que discute de que maneira a história brasileira foi construída pela representação de pessoas e eventos em livros didáticos, obras de arte, maquetes e documentos. Isso inclui os bandeirantes, glorificados em pinturas e estátuas à moda de antigos reis. Parte da análise está detalhada em um material para professoras e professores, disponível para download no site da instituição. O material rende uma parceria com a equipe de História para adensar o conhecimento e a argumentação das(os) estudantes.
Acesse: https://museudoipiranga.org.br/wp-content/themes/museu-theme/assets/download/passados_imaginados.pdf
Quem é você diante de uma situação difícil?
O que é uma “situação difícil?” Em geral, é uma situação que se caracteriza pela violência indesejada que carrega. Apesar de inúmeros progressos realizados com relação a essa questão, a violência continua enraizada no cerne de nossas vidas diárias. […]
Diante de uma situação difícil, de uma violência que atravessa nosso caminho, temos três opções à nossa disposição: recorrer à violência; fugir; tomar a palavra, tentar argumentar a fim de defender nossas posições e, ao mesmo tempo, pacificar a situação.
Philippe Breton. Argumentar em situações difíceis. Barueri: Manole, 2005.