As atividades presentes na Oficina 7 foram pensadas para a 3ª série do Ensino Médio. No entanto, a seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular contempla também a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Clique aqui para ler as descrições das competências específicas apresentadas no texto introdutório do caderno.
Língua Portuguesa no Ensino Médio: campos de atuação social, competências específicas e habilidades
Todos os campos de atuação social:
- EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
Competência específica: 1
- EM13LP05: Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados,recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
Competência específica: 3
- EM13LP06: Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
Competência específica: 1