Oficina 17

Etapa 2

Revisão individual

Atividades

  1. Entregue as produções aos alunos e alunas para que retomem o exercício, fazendo a revisão do próprio texto. Para ajudar na tarefa, projete o quadro “Roteiro para revisão”.

  1. As alunas e alunos podem usar lápis ou caneta de cor diferente para destacar as mudanças. Elas e eles podem marcar a reorganização ou o acréscimo de ideias, a correção de palavras, as mudanças de pontuação.
  2. Se a escola tiver sala de computadores, é possível fazer a edição do texto usando as ferramentas de formatação de editores de texto como Word e BrOffice. Ainda, você, professor ou professora, também pode usar os Documentos do Google para fazer uma edição compartilhada com seu aluno ou aluna. Para saber mais sobre documentos de texto compartilhados, acesse o Suporte do Google.
  3. Depois de validar as alterações, ensine-os também a usar a ferramenta de correção de gramática e ortografia. O momento vale para que o grupo desenvolva olhar crítico a respeito das ferramentas de correção, uma vez que a inteligência artificial não é perfeita e, por vezes, aponta correções indevidas.

Ao final do exercício (pode ser na aula seguinte), a turma passará o texto a limpo.

  1. Pronto, o trabalho está feito. Agora é só esperar pelo resultado!

Terminada a empreitada, é hora de valorizar essa conquista. Prepare uma cerimônia especial para o lançamento do livro, e-book ou blog, sugerido no início deste Caderno. Convide os pais e os entrevistados. Leia alguns textos. Você pode estimular os alunos e alunas a divulgar os seus textos por meio das redes sociais, por exemplo, Instagram. Como o livro traz memórias da cidade, você pode “doar” um exemplar à biblioteca municipal. E, claro, reservar um também para a biblioteca da escola. Outra ideia é enviar algumas histórias para o jornal do bairro, da igreja ou de outra instituição. Para qualquer uma das hipóteses sugeridas, confira se os textos não apresentam erros de gramática e de ortografia.