Oficina 17

Etapa 1

Revisão coletiva

A revisão é muito importante. Até mesmo autores consagrados como Guimarães Rosa revisam e reescrevem inúmeras vezes. Agora, vamos fazer um exercício que ajudará na tarefa de aperfeiçoamento, ou seja, vamos aprimorar um texto coletivamente. Porém, antes de iniciar qualquer trabalho, lembre-se de pedir autorização para o aluno ou aluna que escreveu o texto. Essa atividade, em que o trabalho de um aluno ou aluna é analisado e aperfeiçoado por todos, exige o consentimento dele ou dela para tal e pressupõe um grupo em que exista respeito mútuo e cooperação. Caso nenhum de seus alunos autorize o aprimoramento de seu texto coletivamente, utilize o exemplo que está nesta Oficina: Dona Dulce e suas histórias.

Para saber mais

Originais ilustres

O site Revisão para quê? compilou imagens de versões manuscritas e datilografas de obras de autores famosos como Guimarães Rosa e James Joyce. Note como há uma série de intervenções e escolhas durante o processo de revisão da escrita até que se chegue à versão final. Acesse aqui.

Atividades

  1. Explique à classe que você vai transcrever um texto de memórias literárias escrito por um integrante daquela turma. Isso pode ser feito na lousa ou em um documento de Word projetado. Desafie-os(as) a pensar junto com você em como melhorá-lo: “Que sugestões vocês dariam a quem o escreveu? O que fazer para que fique mais cativante?”.
  2. Divida a lousa. No lado esquerdo, copie o texto; no lado direito, registre as sugestões da turma. Você também pode fazer isso por meio de um documento de Word dividido em duas partes: uma para o texto original do aluno ou aluna e outra para as sugestões da turma.
  3. Usando os comentários como apoio, vá fazendo perguntas, ajudando a turma a perceber os problemas. Quando encontrarem juntos a melhor forma para resolver as questões apontadas, reescreva o texto, incluindo as sugestões.
  4. Estimule-os(as) a pensar, trocar ideias e tirar conclusões. Organize-os(as) para que fale um de cada vez. Quando for preciso, esclareça dúvidas, aponte as questões que eles e elas não conseguiram identificar e as possíveis soluções.
  5. No final, peça à classe que compare os dois textos e mostre-lhes como um texto pode ganhar em qualidade depois de ser revisto.
  6. Vamos ao exemplo exposto, do aluno José Luís, cuja análise está apresentada por grupos: