X
Talvez você esteja pensando: por que pedir uma produção escrita logo nas primeiras oficinas? Não vai ser difícil? Pode ser, mas a ideia é saber o que os alunos e alunas podem produzir nesse momento e o que precisam aprender, para que você possa planejar as intervenções necessárias.
Analise cuidadosamente a primeira produção: ela mostra o que a turma já sabe sobre o gênero memórias e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem, tentando solucionar os problemas enfrentados pela maioria do grupo.
Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas podem comprometer-se, tendo mais chances de melhorar a linguagem. Em várias oficinas propomos atividades que visam não apenas ensinar a produzir um texto no gênero memórias literárias, mas também aperfeiçoar a escrita em seus aspectos gramaticais e ortográficos.
Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e verificar os avanços, o que constitui um processo de avaliação continuada. Os alunos e alunas que têm dificuldades vão precisar de mais atenção. É provável que você tenha que acrescentar atividades para atender as necessidades próprias do seu grupo.
Para ajudar os estudantes, indique a eles o site do Museu da Pessoa, organização destinada ao registro, preservação e difusão de histórias de vida. Lá é possível conhecer o acervo de memórias de estrangeiros e brasileiros de todo o país.