X
Certamente, há várias maneiras de iniciar os alunos e as alunas no estudo e na produção de um gênero textual. Nesta oficina, propomos a você que ouça com eles e elas dois trechos de livros de memórias literárias, que estão disponíveis no menu Coletânea, do livro de mesmo nome, Transplante de menina, de Tatiana Belinky; e Parecida mas diferente, de Zélia Gattai.
Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, memória é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já vividas; lembrança, reminiscência”.
No mesmo dicionário, encontramos para memórias: “relato que alguém faz, muitas vezes na forma de obra literária, a partir de acontecimentos históricos dos quais participou ou foi testemunha, ou que estão fundamentados em sua vida particular”.
De onde vêm as histórias? Elas não estão escondidas como um tesouro na gruta de Aladim ou num baú que permanece no fundo do mar. Estão perto, ao alcance de sua mão. Você vai descobrir que as pessoas mais simples têm algo surpreendente a nos contar.
Quando um avô fica quietinho, com o olhar perdido no passado, não perca a ocasião. Tal como Aladim da lâmpada maravilhosa, você descobrirá os tesouros da memória. Se ter um velho amigo é bom, ter um amigo velho é ainda melhor.
Ecléa Bosi. Velhos amigos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Ecléa Bosi, em seu livro Memória e sociedade – Lembranças de velhos (São Paulo: Companhia das Letras, 1994), escreve memórias de pessoas mais velhas que moram na cidade de São Paulo. Ecléa nos ensina que não devemos perder a oportunidade de conversar com os idosos, pois com certeza eles têm muito que nos contar.
Em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, tais atividades podem ser realizadas pela internet ou por telefone para evitar aglomerações com pessoas idosas. Uma sugestão, se a atividade for realizada na escola, é projetar a imagem do entrevistado ou entrevistada em um telão para que a turma interajam com ele ou ela ao vivo.
Nome e idade do entrevistado | Fato lembrado | Temas mencionados | O que mais chamou a atenção |
Lembre-se de que as atividades deste Caderno foram planejadas para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa. Todos os e as estudantes devem participar das oficinas, pois poderão alcançar uma escrita mais aprimorada.