A seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular, trabalhadas na Oficina 15, privilegiou o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. No entanto, dada a natureza de algumas habilidades, esta Oficina pode ser adaptada e desenvolvida com todo o Ensino Fundamental II.
Campo artístico-literário:
- EF69LP51: Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc– e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
- EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
- EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Todos os campos de atuação:
- EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
As habilidades aqui listadas estão relacionadas ao desenvolvimento da competência 3. Clique aqui para ler sua descrição apresentada no texto introdutório do caderno.