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É possível que nas oficinas anteriores você tenha percebido que alguns alunos ainda têm sérias dificuldades com foco narrativo. Nesta etapa você vai poder ajudá-los.
A) “Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude, gude era gude…”
Luis Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. © by Luis Fernando Verissimo
B) “O apelido dele era “Cascão” e vinha da infância. Uma irmã mais velha descobrira uma mancha escura que subia pela sua perna e que a mãe, apreensiva, a princípio atribuiu a uma doença de pele. Em seguida descobriu que era sujeira mesmo…”
Luis Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. © by Luis Fernando Verissimo.
“[…] O meu fusca deslizava dócil e macio no asfalto, eu ia para a cidade feliz da vida. Tomara banho, fizera barba e, metido além do mais num terno novo, saíra para enfrentar com otimismo a única perspectiva sombria naquela manhã de cristal: a da hora marcada do dentista…”
Fernando Sabino. “O enviado de Deus”, in: Elenco de cronistas modernos.
21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.