Nesta etapa, o objetivo é instigar a turma a reconhecer aspectos que podem compor o início de uma crônica, tomando como exemplo os materiais apresentados até aqui.
Atividades
- A partir do trabalho com a crônica “Tatuapé”, a música “Meu lugar” e o exercício de visita às cidades via Google Maps, busque levantar coma turma ideias sobre que lugares gostariam de escrever sobre, buscando o que mais se aproxima dos desafios identitários do grupo, para que possam falar sobre os lugares onde vivem e de modo autoral.
- Escreva na lousa a primeira frase da crônica lida: “Uma das mais intrigantes invenções humanas é o…” e peça que a turma dê sugestões para completá-la com algo inusitado para eles, anotando-as na lousa. Você também pode preparar saquinhos diferentes com várias opções e distribuí-los para grupos de alunos, para que conversem sobre as sugestões e levantem outras ideias. Por exemplo: … a vacina, a internet, a inteligência artificial…
- Peça às(aos) estudantes que selecionem das frases que elaboraram duas que consideram interessantes para escrever uma crônica, instigando-as(os) a conectar as ideias com a relação que hoje possuem com a cidade. Por exemplo: “a internet é intrigante, pois apesar de viver numa cidade pequena do recôncavo baiano, posso conhecer museus de Nova York.” Escreva-as na lousa em colunas e peça para as(os) estudantes levantarem ideias que poderiam desenvolver. Você pode instigá-las(os) com perguntas e ir anotando na lousa as ideias.
- Por que essa invenção gera curiosidade?
- De que maneira ela afeta a sua vida hoje?
- Como esse comportamento se relaciona à construção da identidade de sua geração e de sua própria identidade no lugar onde vive?
- Conversando com pessoas de outras gerações, imaginam que as respostas seriam as mesmas?