Oficina 8

Etapa 2

Explorando a Identidade Cultural Através da Música e da Geografia

Nesta etapa, vamos embarcar em uma jornada para entender como a música e o lugar onde vivemos estão intrinsecamente ligados. O objetivo é inspirar a turma, a partir da canção de Arlindo Cruz e de uma viagem via Google Maps, a conhecer diferentes lugares e maneiras de narrá-lo.

Nesta oficina, iniciaremos com a música “Meu Lugar”, do talentoso Arlindo Cruz, e descobrir como ela nos leva a uma viagem pelo bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. Esta atividade nos ajudará a perceber como a música pode nos contar histórias sobre nosso ambiente e cultura.

Passo 1: Escutando “Meu Lugar”

Assista ao vídeo disponível no link: Arlindo Cruz – Meu Lugar Video Oficial . Preste atenção ao vídeo, à letra e à melodia, pois elas têm muito a nos dizer sobre o lugar que Arlindo Cruz chama de seu.

Passo 2: Explorando o Significado

Após ouvir a música, pergunte:

✔ Alguém já conhecia essa música antes?

✔ Vocês já ouviram falar do bairro de Madureira, no Rio de Janeiro?

✔ É possível fazer conexões entre a música e o lugar onde vocês moram?

✔ Como Arlindo Cruz narra a história do bairro onde vive?

Foquemos nos primeiros versos: “O meu lugar é caminho de Ogum e Iansã / Lá tem samba até de manhã / Uma ginga em cada andar.” Nestes versos, o Arlindo Cruz nos apresenta a rotina e a atmosfera do bairro de Madureira, nos transportando para lá em poucas palavras. Ele menciona a religiosidade do lugar, saudando os orixás Ogum e Iansã, e também nos leva à vida noturna do bairro através do samba. O último verso nos faz pensar na forma única como as pessoas se movem pelo bairro – isso é a “ginga”. Todos esses elementos fazem parte da vida cotidiana, da identidade e da história não apenas de Madureira, mas de muitos outros lugares no Brasil.

Passo 3: Explorando Novos Lugares

Agora, exploraremos um pouco mais e entender como diferentes cidades têm suas próprias histórias e características únicas.

  1. Vamos usar o recurso Street View, do aplicativo Google Maps, para fazer um passeio virtual por uma cidade que você escolher ou que os alunos gostariam de “visitar”.
  2. Se possível, vá à sala de informática ou projete na sala de aula os locais a partir de indicação de estudantes.
  3. Durante o percurso, busque elencar que cheiros imaginam ter aquele lugar, quais sons, texturas. Quem são as pessoas que costumam circular por ali? Todos esses aspectos são importantes para narrar um lugar, como foi possível observar na música de Arlindo Cruz. Lembre-se, cada lugar tem sua própria melodia, sua própria história, e a música é uma maneira incrível de nos conectar com essas histórias.