Referências

BERALDO, Alda. Trabalhando com poesia. v. 1. São Paulo: Ática, 1996.

CÂMARA Jr.; J. Mattoso. “Espécies de vocábulo”, in: Princípios de linguística geral. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1973.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2004.

DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée (orgs.). O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DOLZ, Joaquim; PASQUIER, Auguste. “Um decálogo para enseñar a escribir”, in: Cultura y Educación, 1996.

DOLZ, Joaquim; SCHENEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

GOLDSTEIN, Norma. Análise do poema. São Paulo: Ática, 1988.

—. Versos, sons, ritmos. 14ª ed. rev. e reform. São Paulo: Ática, 2006. Série Princípios.

GULLAR, Ferreira. “O prazer de ler”, in: MURRAY, Roseana (org.). Bailarina e outros poemas. v. 1. São Paulo: FTD, 2001. Coleção Literatura em Minha Casa.

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. v. II. Porto Alegre: Artmed, 1994.

LAJOLO, Marisa. “Carta aos leitores”, in: LEITE, Maristela de Almeida; SOTO, Pascoal (coords.). Palavras de encantamento: antologia de poetas brasileiros. v.

1. São Paulo: Moderna, 2001. Coleção Literatura em Minha Casa.

—.Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2000. Coleção Educação em Ação.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira – História e histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1999. Coleção Fundamentos.

LIMA, Ricardo da Cunha. De cabeça pra baixo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

MACHADO, Ana Maria. Cinco estrelas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MACHADO, Anna Rachel e colabs. ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (orgs.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais: o que são e como se constituem. Recife: UFPE, 2002. Mimeo.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.