Temas semelhantes, recursos parecidos
Atividades
-
- Retome os dois poemas. Copie-os dispostos lado a lado para mostrar como se organizam e quais os seus recursos expressivos.
- Peça-lhes que verifiquem semelhanças e diferenças entre eles:
- Uma semelhança evidente é a organização ou o modo de ocupar a página; além da composição em versos com rimas, agrupados em estrofes, ambos empregam figuras: metáfora e comparação, no primeiro; personificação, no segundo.
- O tema também se assemelha: ambos falam de uma cidade de modo carinhoso e afetivo. Mas há uma diferença de tom. Qual é ela? As crianças perceberão que o segundo é melancólico, ao passo que o primeiro, não, pois a poeta carioca fala com entusiasmo do Rio de Janeiro.
- Quanto à descrição, encontramos alguns pontos comuns: visão a distância; descrição de um monumento alto; presença de nuvens que sugerem sonho e tom cinza-claro, dando cor e movimento ao quadro descrito.
- O ponto comum mais importante é o modo como falam da cidade retratada, indicando que gostam muito dela. Por causa disso e dos recursos empregados nos textos, quem os lê sente vontade de conhecer os locais retratados pelos poemas.
- Termine a oficina levando a turma a observar o título dos dois poemas: “Milagre no Corcovado” e “Cidadezinha”. O tema de ambos é o mesmo: o retrato de uma cidade. Mas cada um deles tem um título próprio, específico.
- Diga-lhes que quando criarem um poema sobre sua própria cidade, também podem usar vários recursos poéticos para falar sobre o lugar onde vivem de uma forma inovadora, e não devem se esquecer de dar um título ao poema, pois o tema de que ele trata não deve figurar como título.
Recursos expressivos
a) Semelhanças
-
-
- Os dois poemas organizam-se em versos, agrupados em estrofes.
- Apresentam rimas, ritmo marcado e repetições.
- Empregam recursos expressivos diversos. Figuras de linguagem: metáfora e comparação em “Milagre do Corcovado”; personificação e diminutivos em “Cidadezinha”.
- Os dois poetas falam afetuosamente da cidade que descrevem.
b) Diferenças
-
- O primeiro tem tom entusiasmado e o segundo, melancólico.