Oficina 5

Etapa 3

Encontre a sílaba forte

Atividades

  1. Projete ou anote na lousa e leia o trecho do poema “Brasil”, de Eliane Potiguara.

Brasil

Que faço com a minha cara de índia?

E meus cabelos

E minhas rugas

E minha história

E meus segredos?

Que faço com a minha cara de índia?

E meus espíritos

E minha força

E meu tupã

E meus círculos?

Que faço com a minha cara de índia?

E meu Toré

E meu sagrado

E meus “cabocos”

E minha Terra?

Que faço com a minha cara de índia?

(…)

Eliane Potiguara. Metade Cara, Metade Máscara. 3ª ed. Rio de Janeiro, Grumin Edições, 2018.
Site oficial: www.elianepotiguara.org.br

  1. Peça à turma que selecione algumas palavras do poema (4 ou 5 é o suficiente) e as anote na lousa.
  2. Peça que leiam uma a uma em voz alta e tentem separar as sílabas.
  3. Explique que as sílabas tônicas são consideradas sílabas fortes e que, em muitos vocábulos, elas são acentuadas. Mais que isso: sempre que houver acento em determinada sílaba, significa que esta é a tônica (forte) e as demais são átonas (fracas). Muitas palavras, entretanto, não têm acento gráfico, logo, precisamos de estratégias para descobrir qual sílaba é tônica ou não.
  4. Escolha um voluntário ou voluntária para cada palavra e peça que as “gritem em voz baixa”. Chame a atenção da turma, a cada palavra “gritada”, sobre em qual sílaba a voz se demora mais, pois esta é a sílaba tônica. Por exemplo: a palavra “Brasil”, quando a gritamos, nos demoramos mais sobre a primeira ou sobre a segunda sílaba? O som da palavra, ao ser gritada se parece com “BRÁ-sil”, ou com “bra-SÍL”? Se “Brasil” tivesse acento, ele seria posto na primeira ou na segunda sílaba? A tendência é que percebam que, se fosse acentuada, a palavra brasil teria acento gráfico na última e não na primeira sílaba. Outro exemplo: a palavra LITERATURA. Se ela tivesse algum acento gráfico, onde ele seria posto, de forma a não prejudicar a sua pronúncia usual? Quando gritamos a palavra, em qual sílaba nos demoramos mais tempo? Essa sílaba “tu” é a tônica.
  5. Brinque com palavras até que compreendam o procedimento e encontrem com facilidade as sílabas tônicas.