Oficina 4

Etapa 2

Qual o sentido?

Atividades

    1. Apresente os versos a seguir à classe e peça-lhes que indiquem qual o sentido denotativo e qual o sentido conotativo dos termos sublinhados no trecho em que se encontram.

a) Só que

bola, papagaio, pião

de tanto brincar

se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.

O termo “novas”, denotativamente, indica “nunca usado”; no contexto, sobrepõe-se o sentido conotativo: renovadas, usadas de forma nunca vista antes, mesmo que sejam as mesmas palavras de sempre.

fio é o meu penar.

Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam-se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.

 

b) A poesia

a veloz acrobacia dos peixes.

A “acrobacia” – denotativamente atribuída a artistas – remete à movimentação dos peixes, num emprego conotativo.

 

c) A poesia

tem tudo a ver / com […]

a explosão em verde, em flores e frutos.

“Explosão” é denotativamente aplicado a um mecanismo que detona; aqui remete conotativamente à pujança da vegetação.

d) Eu tenho um colar de pérolas

Enfiado para te dar:

As per’ las são os meus beijos,

Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam-se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.